O defesa Cédric Soares assumiu hoje que Cristiano Ronaldo é um jogador "muito importante" na seleção portuguesa, mas considerou "compreensível" a sua dispensa do jogo de atribuição dos terceiro e quatro lugares da Taça das Confederações de futebol.

"O Cristiano é muito importante, toda gente tem noção disso, mas claramente compreende-se a sua situação. Ele falou com o grupo antes de ir embora e é de louvar ter ficado duas semanas junto do grupo. É normal que a federação o tenha dispensado, sobretudo após Portugal não ter conseguido o objetivo", afirmou Cédric Soares.

O lateral direito do Southampton falava aos jornalistas em conferência de imprensa, na Arena Otkrytie, em Moscovo.

Cristiano Ronaldo foi autorizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a abandonar os trabalhos da seleção nacional, após o desaire de quarta-feira com o Chile nas meias-finais (0-0, 3-0 nas grandes penalidades), devido ao nascimento dos seus filhos.

"O atleta, apesar do nascimento dos filhos, fez questão de ficar ao serviço da seleção nacional, num gesto que devemos sublinhar e enaltecer. O presidente da FPF e o selecionador nacional entendem que, na impossibilidade de chegar ao objetivo de vencer a Taça das Confederações, devem libertar o atleta para que este possa, finalmente, ir conhecer os seus filhos", explicou o organismo em comunicado.

Cédric Soares admitiu que Portugal "fica mais forte" com a presença do Ronaldo, mas garantiu que os jogadores vão "responder da melhor maneira" à ausência do seu capitão.

"Quando temos Cristiano Ronaldo, somos claramente mais fortes, é óbvio, mas temos jogadores com muita qualidade na mesma e vamos responder da melhor maneira. Temos a noção claro que Ronaldo é uma mais valia para a nossa seleção", disse o defesa de 25 anos.

O jogo de domingo, que marca a despedida de Portugal da Taça das Confederações, está agendado para as 15:00 locais (13:00 em Lisboa).