Depois de uma igualdade 0-0 ao intervalo, Cláudio, de grande penalidade, inaugurou o marcador, aos 52 minutos, e Luís Carlos fez o 2-0, aos 57.

Durante a primeira parte o equilíbrio foi a nota dominante e as oportunidades dividiram-se, tendo a primeira pertencido ao Belenenses, aos 18 minutos, mas Varela, bem colocado na área, rematou ao lado.

Os locais tiveram uma boa ocasião aos 32 minutos, mas Hugo Vieira, que entrou na área pela esquerda, acabou por perder ângulo de remate, ganhando apenas um pontapé de canto.

Paulo Alves tem então uma decisão que acabou por influenciar o desfecho da partida, ao tirar um trinco, Mauro, e fazer entrar um estremo esquerdo, Luís Carlos.

O brasileiro permitiu alargar a frente de ataque dos barcelenses, que apareceram com grande determinação para a segunda parte.

Aos 52 minutos, Pedro Ribeiro cortou um lance metendo o braço à bola e originando a grande penalidade que Cláudio aproveitou para inaugurar o marcador.

Galvanizado com este golo, o Gil Vicente forçou ainda mais as ações ofensivas e, cinco minutos depois, Luís Carlos concluiu da melhor forma um excelente cruzamento da esquerda de André Cunha.

Os lisboetas reagiram e tentaram chegar ao golo, mas os locais conseguiram segurar a vantagem e assegurar a passagem à fase seguinte.