"Vou dar-lhes mais ritmo de jogo para ter um plantel mais forte para o futuro", justificou o treinador "encarnado", em declarações à Benfica TV, na antevisão do encontro com o Vitória de Guimarães, uma equipa que considera estar "mais forte" do que quando o Benfica foi a Guimarães vencer para a Liga.

Jesus garante que vai apresentar "uma estratégia táctica diferente" para este jogo do que apresentaria se o mesmo "fosse para o campeonato", até em função "da derrota em casa do Vitória de Guimarães frente ao Rio Ave", por 2-1, na primeira jornada da Taça da Liga.

Seja como for, espera um Benfica "muito confiante, com ideias claras, humilde", de modo a que a sua "qualidade técnica e táctica" faça a diferença.

Questionado sobre os efeitos da paragem do Natal, Jesus reconheceu ter provocado "uma quebra de ritmo competitivo", que a equipa já recuperou em boa parte, depois dos jogos com o Nacional e o Rio Ave para Liga, esperando que este jogo de quarta-feira permita "elevar os níveis competitivos e a intensidade do seu jogo".

Sobre o risco da opção por jogadores menos utilizados, lembrou que uma equipa "não são 11 jogadores" e que o plantel do Benfica tem "quantidade e qualidade" suficientes, como grande clube que é, para facultar ao treinador "opções para jogar com eles em função das dificuldades dos jogos".

O treinador "encarnado" destacou a "cultura" que impera hoje na Luz, consubstanciada "no respeito pelos adversários, pela profissão e pelo clube" e também na assimilação de que "os títulos só são possíveis de conquistar com sacrifícios".

Além de prever que o Benfica estará melhor no jogo de amanhã do que esteve em Vila do Conde, tal como irá suceder no Funchal, frente ao Marítimo, Jesus espera o apoio dos benfiquistas em Guimarães, apoio esse que, na sua óptica, "já valeu cinco ou seis pontos ao Benfica esta época".

"Tem sido fundamental, sobretudo nos momentos em que a equipa não está tão bem, transmitindo confiança e força anímica", disse Jesus, que conta que esse apoio volte a manifestar-se no Municipal de Guimarães, apesar do jogo, por ser para a Taça da Liga, suscitar "menor motivação para os adeptos".