Os golos de Belluschi, aos 54 minutos, de livre directo, e Orlando Sá, aos 78’, deram hoje a vitória ao FC Porto e consequente apuramento para as “meias”, mas os pupilos de Jesualdo Ferreira apresentaram na Amoreira um futebol fraco e tiveram pela frente um Estoril afoito e disposto a discutir o resultado. Faltou aos homens comandados por Neca ter um homem no ataque para a finalização.

À entrada para o segundo tempo, Jesualdo Ferreira fez entrar Alvaro Pereira e Falcao para os lugares de Nuno André Coelho e Guarin, que se mostrou muito desinspirado durante toda a primeira parte, e as mudanças deram um pouco mais de acutilância no ataque.

Decorridos nove minutos da segunda parte, uma falta à entrada da área permitiu a Belluschi bater, exemplarmente, o livre directo que originou o primeiro golo, pouco depois de Falcao ter desperdiçado uma boa oportunidade, aos 49’. O Estoril ainda tentou o empate, não desistindo.

Aos 59’, Marco Silva cruzou tenso para a grande área, mas Anchouet cabeceou por cima, não dando o melhor seguimento à bola. Pouco antes, também pela direita, Lulinha centrou, Raphael rematou no meio da defesa portista, mas saiu fraco.

Aos 82’, o Estoril viu anulado um golo a Raphael, o jogador em destaque no Estoril, por ter jogado com o braço.

Com uma primeira parte bastante equilibrada, com o Estoril compacto na defesa e bem posicionado a meio campo, os pupilos de Neca cortaram todo o jogo dos “dragões”, que não contabilizaram grandes ocasiões de perigo, com destaque, apenas, para o minuto 32. 

Miguel Lopes não desistiu da bola e, em cima da linha de fundo, centrou para o remate cruzado de Mariano, com a bola a rasar o poste.

Antes disso, foram os da casa que dispuseram das primeiras oportunidades de inaugurar o marcador, mas falta à equipa da linha solução na hora de finalizar.

Aos 13 minutos, Lulinha rematou forte de longe para defesa incompleta de Nuno. Valeu ao FC Porto não estar ninguém do Estoril na grande área para emendar. No minuto seguinte, Raphael, pela esquerda, “senta” Rolando, mas a bola saiu às malhas laterais da baliza “azul e branca”.

O FC Porto foi tentando a sorte de longe. O estreante Ruben Micael, aos 14 minutos, rematou de fora da área, mas foi de fácil defesa para Leão. O jogador madeirense teve, à meia hora de jogo, uma boa oportunidade. Miguel Lopes, após boa combinação de Guarin, cruzou para o coração da área, mas Ruben Micael cabeceou por cima.

Ao cair do pano, após canto na direita, no meio da confusão, Raphael rematou por cima, com a bola a passar muito perto da baliza de Nuno.

O FC Porto, tal como já havia acontecido frente ao Belenenses, na quarta-feira, para a Taça de Portugal, está longe da equipa que se sagrou tetracampeã na época passada. Mas vale-lhe ter homens para decidir nos momentos cruciais.