O jogo, que começou com quase 10 minutos de atraso, serviu para alguns jogadores se mostrarem aos treinadores, sendo que Domingos Paciência sai com mais motivos de satisfação, em particular com o internacional sub-20 venezuelano Peña, do que Lito Vidigal.

No "onze" do Sporting de Braga, que não tinha quaisquer hipóteses de seguir em frente, destaque para a presença de dois juniores, Tiago Gomes e Guilherme, para o regresso em pleno do defesa central peruano Rodriguez e para a titularidade de Rafael Bastos e Adriano.

Na União de Leiria, que precisava de um conjunto improvável de resultados para chegar às meias-finais, nota para as estreias de Zé António e de Zahovaiko.

A equipa visitante entrou melhor na partida e, aos 08 minutos, inaugurou mesmo o marcador: cruzamento de Pateiro da esquerda e Cássio, de cabeça, não perdoou.

O Braga sentiu o golo sofrido, mas a partir dos 15 minutos Peña começou a evidenciar-se e a criar lances de perigo e, aos 22 minutos, os "arsenalistas" chegariam ao empate: canto de Peña da direita, Paulão tocou de cabeça e Rafael Bastos, já muito perto da baliza, atirou a contar.

Peña dava o mote para os ataques bracarenses e, aos 35 minutos, o internacional sub-20 da Venezuela desferiu um remate forte e colocado de muito longe, marcando um grande golo e consumando a reviravolta do resultado.

Cinco minutos depois, o jovem jogador voltou a estar em foco ao assistir na perfeição Matheus, que só teve que encostar, de cabeça, para fazer o terceiro para os da casa.

A segunda parte teve muito menos motivos de interesse tendo sido jogada a um ritmo mais baixo. Destaque para a estreia de Renteria e para o quarto golo do Sporting de Braga, aos 68 minutos, por Paulão, de cabeça na sequência de um livre.

A equipa da casa podia ainda ter "engordado" o resultado, mas primeiro o guarda-redes (74) e depois o poste (90+1), após acrobático pontapé de bicicleta, impediram que Adriano marcasse o golo que tanto procurou.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga - União de Leiria, 4-1.

Ao intervalo: 3-1.

Marcadores:

0-1, Cássio, 08 minutos.

1-1, Rafael Bastos, 22.

2-1, Peña, 35.

3-1, Matheus, 40.

4-1, Paulão, 68.

Equipas:

- Sporting de Braga: Kieszek, Tiago Gomes (Renteria, 46), Paulão, Rodriguez (Aníbal, 63), Diogo Valente, Guilherme, Peña (Eli Zizov, 71), Osvaldo, Matheus, Rafael Bastos, Adriano.

(Suplentes: Cristiano, Veiga, Aníbal, Januário, Nuno Valente, Eli Zizov, Renteria)

- União de Leiria: Hélder Rodrigues, Vinícius, Bruno Miguel, Zé António, Ronny, André Santos (Tiago Luís, 57), Pateiro, Elias, Silas (Pedro Cervantes, 37), Zahovaiko (Vítor Moreno, 71), Cássio.

(Suplentes: Duricic, Diego Gaúcho, Tiago Luís, Ruben Brígido, Vítor Moreno, Patrick, Pedro Cervantes).

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Silas (31), Peña (36), Guilherme (76), Tiago Luís (86).

Assistência: cerca de 2000 espectadores.