Uma vitória que de nada valeu, pois o Nacional não conseguiu passar às meias-finais da prova mas que serve de estímulo aos madeirenses depois de um ciclo de cinco derrotas consecutivas, nas diversas competições.

A primeira parte foi um suplício para os cerca de 500 espectadores que desafiaram a noite fria e ventosa da Choupana.

As equipas, que se apresentaram ambas num clássico 4-4-2, encaixaram-se uma na outra e, onde sobrou combate e alguma virilidade, faltou virtuosismo, velocidade e jogo ofensivo.

Oportunidades de golo e, pelo menos, algum remate digno desse nome, nada.

A segunda parte começou com um lance perigoso, aos protagonizado por Anselmo que, à entrada da área vimaranense, disparou forte ao lado esquerdo de Serginho, que ainda conseguiu desviar a bola da sua baliza, isto aos 47 minutos.

O Nacional continuou a pressionar e, aos 54 minutos, obteve um livre frontal à baliza adversária, na zona da meia-lua, falta de o estreante Juliano cobrou, com a bola a passar entre a barreira e a trair o guarda-redes Serginho e anichando-se no fundo das redes.

O jogo ganhou então outra dinâmica com a turma de Paulo Sérgio a soltar-se para a frente em busca do empate e a equipa de Jokanovic a apostar então no contra-ataque.

O Nacional esteve perto do segundo golo, aos 79 minutos, mas Serginho correspondeu com uma bela defesa, numa altura em que Paulo Sérgio tinha já revolucionado a sua equipa, com três substituições.

O Vitória de Guimarães tomou conta do jogo mas a sua única oportunidade de golo apenas surgiu aos 85 minutos, quando o recém entrado Carlitos cruzou da direita e Roberto, na pequena área, cabeceou rente ao poste direito da baliza de Bracalli.

Jogo realizado no Estádio da Madeira, no Funchal.

Nacional da Madeira - Vitória de Guimarães, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Juliano, aos 54 minutos.

- Nacional da Madeira: Rafael Bracalli, Patacas, Felipe Lopes, Cléber, Nuno Pinto, Leandro Salino, Pacheco (Abdou, 90+2), Luís Alberto, Juliano (Pecnik, 74), João Aurélio e Anselmo (Amuneke, 69).

(Suplentes: Elisson, Edgar Silva, Pecnik, Amuneke, Edgar Costa, Abdou e Tomasevic).

- Vitória de Guimarães: Serginho, Sereno, Valdomiro, Moreno, Desmarets, Custódio, João Alves (Targino, 78), Nuno Assis, Jorge Gonçalves (Douglas, 78), Fábio Felício (Carlitos, 78) e Roberto.

(Suplentes: Nilson, Carlitos, Targino, Rui Miguel, Leandro, Marquinho e Douglas).

Árbitro: Lucílio Baptista, de Setúbal.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Luís Alberto (59), Pacheco (62), Douglas (79), Nuno Pinto (81), Moreno (83), Amuneke (90+1), Pecnik (90+3) e Targino (90+3).

Assistência: 739 espectadores.