Os "estudantes" qualificaram-se hoje para essa frase da prova, ao vencer por 1-0 no terreno do Leixões, na terceira jornada, mas terminaram no segundo lugar do Grupo A, se bem que em igualdade pontual com os "dragões".

Dessa forma, a Académica terá de jogar sempre no terreno de um dos três "grandes", aquele que for ditado pelo sorteio de terça-feira, e André Villas-Boas promete apenas que a equipa de Coimbra vai "tentar fazer o melhor".

"Teremos de ter sempre o estímulo da final presente. Se tivemos aqui, também o vamos ter na meia-final. Não sei se ambicionar chegar à final é pedir de mais, mas este já é um prémio muito importante", afirmou.

O técnico considerou que a Académica avança na prova com "mérito total": “Neste jogo, foi sempre dominadora, jogou melhor do que o adversário, e metemo-nos agora na luta entre três 'grandes'. Há um sentimento forte de alegria no balneário, uma vitória fora que traz uma meia-final é muito gratificante".

Para José Mota, o empate teria sido o resultado mais justo, mas o treinador do Leixões reconheceu que a Académica esteve mais "concentrada": "Foi um jogo pobre, sem grandes oportunidades, mas temos obrigação de ser melhores".