"Todos os árbitros oferecem garantias, mas o Jorge Sousa foi nos dois últimos anos o primeiro classificado e portanto esta nomeação contempla um dos pressupostos que tinham sido postos em cima da mesa", garantiu Vítor Pereira, depois de anunciar a equipa que vai dirigir o encontro entre Benfica-FC Porto.

O presidente da Comissão de Arbitragem (CA) desvalorizou o facto de o árbitro pertencer à Associação de um dos clubes envolvidos, no caso, o FC Porto, considerando que "que essa é uma matéria que está ultrapassada, e bem, na Liga".

Vítor Pereira lembrou que a primeira final da competição, na qual o Vitória de Setúbal venceu o Sporting (3-2) no desempate por pontapés de grande penalidade, foi dirigida por Pedro Proença (Lisboa), “um árbitro da mesma associação de um dos clubes".

O presidente da CA manifestou-se confiante no trabalho de Jorge Sousa, que será coadjuvado por José Ramalho e José Luís Melo que, "tal como as duas equipas em confronto", são "experientes e estarão à altura das expectativas".

Vítor Pereira respondeu com ironia quando questionado se iria ter especial atenção aos túneis, numa alusão aos incidentes do Benfica-FC Porto, da Liga, disputado em Dezembro.

"Já nem me lembro se o estádio do Algarve tem túnel", referiu, acrescentando: "Foi um episódio fugaz, foi a excepção não é a regra, a regra é que as pessoas tem uma boa relação e é certamente isso que vai acontecer".

Jorge Sousa, 34 anos, dirigiu esta época três encontros do Benfica, entre os quais o polémico encontro com o Sporting de Braga, marcado por incidentes no túnel do Municipal bracarense, e um do FC Porto.

A equipa liderada pelo juiz portuense terá como quarto árbitro Duarte Gomes (Lisboa) e como árbitro assistente de reserva Vítor Carvalho.

Antes do anúncio do árbitro para a final, agenda para as 19:15 de domingo no Estádio do Algarve, foram apresentados dois jovens juízes, Vasco Rodrigues e Sophia Rosa que vão acompanhar, domingo, a equipa chefiada por Jorge Sousa.

Os dois jovens foram escolhidos entre os participantes numa iniciativa da Liga e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, destinada a promover a arbitragem jovem e o problema do recrutamento.