Na ocasião, a 20 de Abril de 2008, em pleno estádio do Dragão, já se fazia a festa do título do tricampeonato para os "dragões" e estes mostraram absoluta superioridade frente a um Benfica que seguia a 23 pontos de distância.

Com Helton, Bruno Alves, Fucile e Raul Meireles a titulares, coube ao avançado internacional argentino Lisandro Lopez - contratado esta época pelo Lyon -, o papel de "homem do jogo", ao marcar aos 07 e aos 80 minutos.

No banco, Jesualdo Ferreira ainda tinha do actual plantel o guarda-redes Nuno, Mariano e Ernesto Farias, mas apenas estes dois últimos entraram: com o primeiro a substituir Tarik Sektioui e o segundo a entrar para o lugar de Quaresma.

Do Benfica, treinado interinamente por Chalana, a mudança também foi pela "metade": os titulares Quim, Luisão, Maxi Pereira e Di Maria fizeram parte da equipa, bem como o uruguiao Cristian Rodriguez, que na época seguinte rumaria ao Dragão.

Nuno Gomes, nos dias de hoje fora dos titulares "encarnados" foi nesse dia uma das opções no ataque do Benfica, enquanto o paraguaio Cardozo, líder actual dos marcadores na Liga (19 golos) entrou para o lugar de Maxi Pereira (57 minutos).

Entre os convocados "encarnados" estavam também o defesa Luís Filipe, que não jogou, e a titular Rui Costa, que hoje em dia assume o papel de administrador da SAD para o futebol do Benfica.

O jogo da última vitória portista, numa época de má memória para o Benfica, tem ainda o mérito de ter terminado como raras vezes acontece: com repetidos abraços e cumprimentos no final da partida entre os jogadores das duas equipas.

O cenário não se tornou a repetir nos jogos seguintes, mais três, e houve mesmo polémica.

Na última época (2008/2009) as equipas empataram (1-1) nos dois jogos em que se defrontaram. No primeiro, na Luz, ainda em Agosto de 2008, houve confusão no túnel do estádio e no segundo jogo, no Dragão, foi um lance mal ajuizado que deu o empate ao FC Porto.

Já esta temporada, em Dezembro, o Benfica venceu na Luz o FC Porto (1-0), mas o jogo terminou, já no acesso aos balneários, com grande confusão e da qual resultou a suspensão dos futebolistas Hulk e Sapunaru, por agressões a assistentes de recinto desportivo, no caso os "stewards".

Ficha do Jogo (20 Abril 2008):

Jogo realizado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Benfica, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: 1-0, Lisandro López, 07 minutos.

2-0, Lisandro López, 80.

Equipas:

- FC Porto: Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles (Bolatti, 81), Lucho González, Tarik Sektioui (Mariano, 62), Ricardo Quaresma (Farias, 88) e Lisandro López.
(Suplentes: Nuno, Lino, Stepanov, Bolatti, Kazmierczak, Mariano e Farias).

- Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Katsouranis, Leo, Binya, Maxi Pereira (Cardozo, 57), Rui Costa, Rodriguez, Di Maria (Nuno Assis, 85) e Nuno Gomes (Makukula, 78).
(Suplentes: Butt, Luís Filipe, Sepsi, Ed Carlos, Nuno Assis, Makukula e Cardozo).
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Lisandro López (08), Maxi Pereira (12), Binya (17 e 92), Katsouranis (27), Fucile (68) e Cardozo (72). Cartão vermelho a Binya (92), por acumulação de cartões amarelos.

Assistência: 50.199 espectadores.