Os dois jogadores construíram a vitória do Benfica no primeiro confronto de sempre entre os dois clubes, com a equipa "encarnada" a vencer a final do campeonato de Portugal por 3-0 a 30 de Junho de 1931, há mais de 78 anos.

Domingo, no estádio do Algarve, os dois clubes discutem o 214º jogo oficial, numa Taça da Liga que ganha dimensão extra por oferecer o desempate numa contabilidade que mostra hoje os dois clubes absolutamente empatados.

Na análise aos confrontos entre si, Benfica e FC Porto somam exactamente o mesmo número de triunfos (80), num percurso em que empataram 53 vezes.

Os números resultam dos jogos oficiais para o "nacional", Taça de Portugal, Supertaça e o "desaparecido" Campeonato de Portugal, num cálculo recentemente empatado, quando em Dezembro os "encarnados" venceram na Luz para a Liga (1-0).

O desequilíbrio entre as duas equipas surge apenas nos golos marcados: o Benfica tem 346, contra 307 do FC Porto.

O fosso entre as duas equipas, outrora mais favorável ao Benfica - no final da época 1983/84 somavam mais 17 triunfos (61 contra 44) e 70 golos marcados (275-205) -, começou a ser anulado em meados dos anos 80, com o crescimento dos "dragões".

Nos números da Liga, a prova mais importante do calendário português, os "azuis e brancos" somam mais cinco triunfos (57 contra 53), sendo que o seu domínio passa pelos jogos caseiros, pois fora contabilizam as mesmas 12 vitórias do Benfica.

Na Taça o Benfica "dá cartas" e mostra um palmarés superior ao rival: 19 vitórias e apenas sete desaires (68-36 em golos), muito por culpa das finais, já que os "encarnados" venceram oito das nove disputadas, uma delas nas Antas.

Em contraponto, o "dragão" tem tido poder de fogo na supertaça, com 12 triunfos contra cinco, e, de forma residual, no Campeonato de Portugal, prova em que lograram mais uma vitória (4-3).

Domingo, na estreia de um confronto entre ambos na recém-criada Taça da Liga (será a terceira edição da competição), Benfica e FC Porto discutem mais um troféu e desempatam um longo percurso na história do futebol português.