A primeira fase da Taça da Liga 2010/11 vai ser disputada em grupos, tal como a terceira, ficando as eliminatórias reservadas para segunda fase.

A primeira fase da competição, a partir de 07 e 08 de Agosto e reservada aos 16 clubes da Liga de Honra, será realizada com quatro grupos de quatro equipas, com a sorte a decidir em qual das três partidas cada equipa tem estatuto de visitado.

Na versão anterior, esta fase inaugural da prova, também com as 16 equipas do segundo escalão, era disputada em eliminatórias a duas mãos, sendo a segunda partida disputada em casa do clube que tivesse ficado melhor classificado no último campeonato.

Depois de estarem eleitos oito “sobreviventes”, entram em ação os dois clubes promovidos ao primeiro escalão, assim como os seis piores classificados da edição anterior da Liga principal, numa segunda fase da Taça da Liga transformada em eliminatória a duas mãos.

Na terceira fase, aos oito apurados da fase anterior juntam-se os oito primeiros posicionados da Liga principal na época anterior. As equipas serão agrupadas em grupos de quatro e a condição de anfitrião será novamente sujeita a sorteio.

Na última edição da prova, as equipas melhor classificadas recebiam em sua casa o adversário teoricamente mais forte dentro do agrupamento e visitavam os recintos dos dois outros, cujo desempenho da época anterior tinha sido menos positivo.

Finalmente, os quatro primeiros classificados de cada “poule” da terceira fase seguem para as meias-finais, disputadas a uma mão, para se conhecerem os finalistas.