Os restantes sete jogos da primeira fase da competição disputam-se no domingo, envolvendo as outras 14 equipas do campeonato secundário - os clubes da Liga principal só entram em acção na segunda e terceira fases, consoante a classificação do ano anterior.

A partida de Barcelos, agendada para as 16:00, marca também o início oficial da temporada 2010/11 em Portugal, horas antes do primeiro jogo grande da época, entre Benfica e FC Porto, a contar para a Supertaça.

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, conta para o jogo no Estádio Cidade de Barcelos com 10 "caras novas", entre elas os regressados João Pedro (após passagem pelo Ethnikos), João Vilela (Fátima) e Carlitos (Belenenses e Vitória de Guimarães).

Por parte do Moreirense, é certo que Nabil Ghilas, o último reforço do clube, não vai estar disponível, já que o se processo de inscrição ainda não está concluído.

O Benfica venceu as duas últimas edições da prova, em 2009/2010 após um triunfo por 3-0 sobre o FC Porto, na final, depois de o Vitória de Setúbal ter conquistado a inaugural.

Jogos da primeira jornada:

Sábado:
- Grupo A:
Gil Vicente - Moreirense, 17h00.

Domingo:
- Grupo A:
Desportivo de Fátima - Feirense, 16h00.
- Grupo B:
Freamunde - Arouca, 16h00.
Penafiel - Belenenses, 16h00.
- Grupo C:
Estoril-Praia - Varzim, 18h00.
Oliveirense - Santa Clara, 17h00.
- Grupo D:
Desportivo das Aves - Sporting da Covilhã, 17h00.
Trofense - Leixões, 17h00.