A vitória do Estoril sobre a Oliveirense (1-0) hipotecava, em todo o caso, o apuramento de qualquer uma das equipas, mas no Estádio de São Miguel, nenhuma fez muito por merecer continuar em prova.

Num encontro pouco disputado, os "encarnados" de Ponta Delgada tiveram mais iniciativas de ataque, mas não conseguiram ultrapassar as dificuldades criadas pela defesa do Varzim.

O remate inaugural do jogo de estreia do Santa Clara em casa na nova temporada aconteceu logo no primeiro minuto, com Monteiro a obrigar a uma defesa difícil de Avelino.

A principal oportunidade dos encarnados de Ponta Delgada antes do intervalo só ocorreu, porém, aos 19 minutos, quando Renan rematou ao poste e Edgar, na recarga, forçou o guarda-redes do Varzim a defender para canto.

Até à saída para os balneários, a equipa da Póvoa, da Liga de Honra tal como o Santa Clara, deu pouco trabalho a Ney, rematando quase sempre de longe e sem perigo.

O mesmo aconteceu na segunda parte, em que a principal oportunidade de golo voltou ser protagonizada pelos “encarnados”, com Baldé a atirar de cabeça ligeiramente ao lado da baliza do Varzim, aos 74 minutos.

No último minuto, Alex isolado atirou forte para uma boa defesa de Ricardo Neves, não conseguindo concretizar a derradeira oportunidade do Santa Clara.