O Penafiel, da Liga de Honra, venceu hoje categoricamente o primodivisionário Vitória de Setúbal, por 2-0, com “bis” de Wesllem, e colocou-se em excelente posição para atingir a terceira fase da Taça da Liga de futebol.
O avançado penafidelense foi a figura do jogo, ao apontar os dois golos do encontro (05 e 68 minutos): o primeiro de cabeça e o segundo num remate à entrada da área, confirmando-se como o goleador da equipa nesta competição, em que já soma quatro tentos.
O Penafiel, terceiro classificado da Liga de Honra, não se intimidou por defrontar o Vitória de Setúbal, 11.º classificado da Liga com os mesmos nove pontos do Sporting (10.º), e chegou ao golo logo aos cinco minutos, num cabeceamento de Wesllem, a corresponder a um centro da direita de Vítor.
Com grande liberdade, o capitão dos “rubro-negros” pautava como queria o jogo da equipa, que poderia ter aumentado a vantagem por Cascavel, aos 18 minutos, mas o avançado brasileiro rematou fraco e à figura de Getúlio, após beneficiar de um deslize de Valdomiro.
Os sadinos, apáticos e pouco pressionantes, não conseguiam ligar o seu jogo e só por duas vezes no primeiro tempo chegaram com perigo à baliza de Willian: José Pedro, aos 14 minutos, testou os reflexos de Willian num remate à entrada da área e, aos 29, Ricardo Silva cabeceou muito perto do poste, na sequência de um livre.
O Vitória de Setúbal surgiu “renascido” do intervalo e muito mais rápido sobre a bola, com Sassá no lugar do apagado Paulo Regula, pertencendo-lhe os primeiros remates à baliza contrária, aos 49 e 57.
O Penafiel, com menos espaço, respondia em contra-ataque e foi mais eficaz, marcando o segundo golo aos 68 minutos, novamente por Wesllem, num remate desferido à entrada da área e sem possibilidades de defesa para o pouco rotinado Getúlio Vargas, após excelente trabalho de Cascavel sobre Ricardo Silva.
Seis minutos depois, aos 74, Wesllem teve nos pés o terceiro golo do jogo e da sua conta pessoal, mas o remate à entrada da área foi travado por uma grande defesa de Getúlio Vargas.
Até ao final do jogo, os sadinos carregaram no sentido de atenuar a desvantagem, mas os locais souberam sofrer na defesa deste justo triunfo.
Os jogos da segunda mão, que ditarão o apuramento de oito equipas para a terceira fase da Taça da Liga, que irá contar com os oito primeiros classificados da Liga de 2009/10, estão marcados para 10 de Novembro.