A equipa de Barcelos, da Liga de Honra, tinha vencido em casa por 3-2 e deixou hoje pelo caminho o adversário da Liga principal, a União de Leiria, que precisava de ganhar por dois golos para continuar na Taça da Liga ou, pelo menos, de vencer por um para forçar os penaltis.

Mas, os leirienses entraram muito mal no jogo e a reacção, no segundo tempo, foi insuficiente para anular o golo dos gilistas, obtido logo aos dois minutos.

Com uma entrada de rompante, o Gil Vicente chegou ao golo por Hugo Vieira, depois de um passe de João Vilela, e perante a passividade da defesa da equipa da casa.

O golo lançou o conjunto de Barcelos para uma primeira parte de qualidade, em oposição à actuação da União de Leiria, muito instável atrás e pouco objectiva no ataque, só com N’Gal a remar contra a maré.

O conjunto treinado por Paulo Alves podia ter chegado ao intervalo com uma vantagem maior, porque Hugo Vieira, Ramazotti, Júnior Caiçara e Richard estiveram muito perto de voltar a bater Gottardi.

Na outra baliza, só por uma vez a União de Leiria esteve perto do empate, aos 17 minutos, mas Sandro impediu que o remate de N’Gal entrasse na baliza.
Pedro Caixinha rectificou a atitude da sua equipa no balneário e a União de Leiria surgiu com outra face no segundo tempo.

Murta foi, finalmente, posto à prova, mantendo a vantagem do Gil Vicente com um conjunto de defesas valiosas, travando remates perigosos de Zahovaiko e Leandro Lima.

Com outro dinamismo, a União de Leiria empurrou o Gil Vicente para trás e, a partir dos 55 minutos, passou a jogar em 4x2x4: o ponta-de-lança Arthuro entrou e juntou-se a Zahovaiko, enquanto Zhang e N’Gal ficaram nos extremos.

O Gil Vicente quebrou bastante fisicamente e acabou por conceder o empate, aos 68 minutos, num lançamento longo de Diego Gaúcho que Zahovaiko converteu em golo, depois de ganhar um ressalto.

Mas a União de Leiria, que precisava de mais um golo para empatar a eliminatória, abrandou o ritmo e a inflação de jogadores na área contrária revelou-se contraproducente.

O Gil Vicente recorreu às últimas forças para segurar o empate e garantiu, com justiça, a passagem à terceira fase da Taça da Liga.