O Desportivo das Aves, da Liga de Honra, recebeu e venceu hoje o Olhanense, da Liga, por 3-2, na primeira jornada do grupo B da fase de grupos da Taça da Liga de futebol.

A equipa orientada por Vítor Oliveira foi quase sempre superior à do principal campeonato português, sobretudo na primeira parte, em que o domínio foi total, e na segunda parte, após o Olhanense ter reduzido aos 30 segundos, Pedro Pereira “matou” a partida com um excelente golo, com os algarvios reduzidos já a 10 unidades.

Com o esquerdino Luisinho a semear o perigo na ala direita do ataque, os avenses inauguraram o marcador aos nove minutos: o extremo fugiu por essa banda, flectiu no terreno e rematou cruzado, sem hipóteses para Bruno Veríssimo.

Um apático Olhanense via jogar o Desportivo das Aves e, aos 34 minutos, Tiago Valente cabeceou à barra, após livre cobrado por Luisinho.

Um minuto depois, Yontcha recebeu a bola na área com alguma liberdade, rematou à meia-volta e a bola saiu a rasar o poste direito, naquela que foi a melhor oportunidade da equipa algarvia na primeira metade.

O Desportivo das Aves chegaria ao segundo golo, aos 37 minutos, na conclusão de um rápido contra-ataque: Rabiola, com excelente remate em arco, proporcionou uma grande defesa a Bruno Veríssimo, mas o guardião não conseguiu anular a recarga em "chapéu" de Luisinho.

A segunda parte começou com o golo de Yontcha, não estavam cumpridos ainda 30 segundos, depois de uma bela jogada de sucessivas tabelas, e nos minutos seguintes o Olhanense, com outra postura, tentou empurrar o Aves para a sua área.

Aos 58 minutos, Carlos Fernandes “disparou” cruzado, obrigando Rui Faria a defesa apertada, mas uma atitude irreflectida de João Gonçalves – protestou a marcação de uma falta e viu o cartão vermelho directo – deitou tudo a perder para os de Olhão (69).

Três minutos depois, os avenses sentenciaram a partida, com um golo de Pedro Pereira, após excelente jogada individual, ainda que Toy, aos 87 minutos, tenha reduzido a desvantagem, depois de um erro crasso de João Pedro, e dado mais emoção aos minutos finais.