A meia-final da Taça da Liga de futebol, entre Benfica e Sporting, vai proporcionar quarta-feira o quinto confronto entre os treinadores Jorge Jesus e José Couceiro, sendo que o técnico campeão nacional leva vantagem.

Couceiro, que hoje assume oficialmente o comando técnico da equipa “leonina”, após a saída de Paulo Sérgio, estreia-se nas novas funções no dérbi em que tentará alcançar o primeiro triunfo sobre ao homólogo benfiquista.

Nos quatro embates entre ambos, Jorge Jesus, de 56 anos, leva vantagem sobre José Couceiro, de 48, somando duas vitórias e dois empates, embora em nenhum dos casos estivesse em causa um jogo a eliminar.

O histórico de confrontos entre os dois técnicos iniciou-se à nona jornada da época 2002/2003, na Liga de Honra: Jorge Jesus liderava o Estrela da Amadora, enquanto José Couceiro iniciava a carreira de treinador, ao serviço do Alverca.

Nesse encontro, disputado no Estádio da Reboleira, os tricolores venceram os ribatejanos por 3-1, naquele que seria o primeiro e único desafio entre ambos naquela época, já que meses depois, Jorge Jesus seria rendido por João Alves no comando técnico dos amadorenses.

Os dois técnicos voltariam a encontrar-se mais de um ano depois, mas já em jogos da Liga principal, quando, na 29.ª jornada, o Vitória de Guimarães, com Jesus ao comando, foi ao Ribatejo bater o Alverca por 1-0, ajudando a sentenciar a despromoção dos ribatejanos.

No final da temporada, Couceiro abandonou o Alverca para rumar ao Vitória de Setúbal, enquanto Jorge Jesus deixou os minhotos, regressando ao ativo apenas no final da época seguinte, mas ainda a tempo de novo confronto entre ambos.

Na antepenúltima jornada da Liga 2004/2005, e com a luta pelo título ao “rubro”, Couceiro, que a meio da época tinha assumido o comando do FC Porto, reencontrou Jorge Jesus, que rendera Vítor Oliveira no Moreirense, e o actual técnico benfiquista voltou a conquistar pontos ao homólogo, com um empate em Moreira de Cónegos (1-1).

De resto, os dois treinadores abandonaram os respectivos lugares no final dessa época, já que José Couceiro falhou a revalidação do título por parte do FC Porto, ao passo que Jorge Jesus não evitou a despromoção do Moreirense.

O quarto e último confronto entre Jesus e Couceiro teria lugar na época seguinte (2005/2006), quando o benfiquista treinava a União de Leiria e o sportinguista o Belenenses, num jogo em que se registou nova igualdade (2-2).

Curiosamente, no final da temporada, Jorge Jesus viria a suceder a José Couceiro no comando técnico dos “azuis” do Restelo, onde permaneceu nas duas épocas seguintes.

- Jogos entre Jorge Jesus e José Couceiro:

Época               Jogo                                         Resultado

2002/2003  Estrela da Amadora – Alverca          3-1
2003/2004 Alverca – Vitória de Guimarães         0-1
2004/2005 Moreirense – FC Porto                     1-1
2005/2006 União de Leiria – Belenenses             2-2