O Benfica precisou de quase 17 anos para voltar a fazer um pleno de vitórias nos jogos com o rival Sporting, ao vencer quarta-feira nas meias-finais da Taça da Liga em futebol (2-1).

No tradicional dérbi, um jogo de rivalidade intensa, é preciso recuar até à época de 1993/94 para assinalar a última vez em que o Benfica, numa mesma época, conseguiu vencer todos os jogos que disputou com o Sporting.

Na ocasião, foram apenas dois, a contar para o campeonato, que viria a ser ganho pelo Benfica.

Primeiro, à 13.ª jornada, na Luz, com Figo a marcar para os “leões”, em nome de Cherbakov, e Isaías e Yuran a darem a volta ao resultado, favorável aos “encarnados” (2-1), e depois no “mítico” 6-3, com o Benfica a vencer em Alvalade.

Um “hat trick” de João Vieira Pinto encaminhou o Benfica para uma noite de glória – até ao intervalo o jogador tinha marcado os três golos (2-3) da goleada, complementada com um “bis” de Isaías e um tento de Hélder - e deu um passo de gigante rumo ao título de campeão nessa época.

Numa temporada com mais do que os habituais dois embates para o campeonato – como o que se viveu esta temporada – e em que se assista a um pleno do Benfica só mesmo na temporada de 1971/72, com o inglês Jimmy Hagan ao comando.

O Benfica não só venceu o rival na Liga (3-0 em Alvalade e 2-1 na Luz) e foi campeão, como conquistou a Taça de Portugal, batendo na final do Jamor os “leões”, já em período de prolongamento (3-2), e com Eusébio a marcar três golos.

O actual treinador do Benfica, Jorge Jesus, tem aliás batido recordes e igualado algumas das melhores prestações das “águias”.

Hagan (na época de 1972/73) e o sueco Sven-Goran Eriksson (82/83) eram os detentores da melhor série de triunfos do Benfica, com 16, uma marca já ultrapassada esta temporada, com Jesus a somar a 18.ª vitória consecutiva quarta-feira.

O jogo do Estádio da Luz também foi o terceiro consecutivo na Luz em que o Benfica esteve com uma desvantagem por 1-0 e conseguiu dar a volta ao marcador, vencendo por 2-1, de todas as vezes na parte final e em duas deles já nos descontos.

Com o Estugarda, na Liga Europa, um golo do argentino Jara (81 minutos) consumou a reviravolta, com o Marítimo foi dos pés de Fábio Coentrão que veio a vitória, aos 90+4, e com o Sporting, foi Javi Garcia a marcar, aos 90+1.

Do lado do Sporting, que precisa apenas de recuar até 2005/2006 para lembrar a última época em que venceu todos os jogos com o Benfica, ambos para o campeonato (2-1 em casa e 3-1 fora), a actual temporada tem sido um desastre.

A derrota na Luz fez ainda com que o Sporting igualasse a sua pior série de jogos consecutivos sem ganhar, com oito jogos sem triunfos e que repete o mau desempenho do brasileiro Marinho Peres na época de 1990/1991.

Na primeira sequência de jogos, os “leões” perderam três jogos e empataram cinco, e desta vez perderam quatro e empataram outros tantos.