Portimonense e Atlético empataram hoje 1-1, em jogo da segunda ronda do grupo C da primeira fase da Taça da Liga de futebol, disputado no Estádio Municipal de Portimão, deixando tudo em aberto para a última jornada.

A equipa de Portimão dominou o jogo de forma ampla, mas esse ascendente só foi materializado em golos aos 58 minutos, por Simi, tendo os lisboetas empatado a partida aos 79, por Ailton, de grande penalidade.

Portimonense e Atlético, com quatro e duas alterações, respetivamente, em relação aos jogos da semana passada, iniciaram o jogo a um ritmo baixo, mas depressa os algarvios começaram a assumir as “despesas” da partida.

Simi foi o primeiro a criar perigo para os algarvios, aos nove minutos, ao aproveitar um atraso defeituoso de um jogador alcantarense, atirando fraco para defesa de Botelho.

O Atlético ainda respondeu, por Tiago Caeiro, com um remate que Ivo Gonçalves defendeu com dificuldade, aos 13, mas até final da primeira parte só deu Portimonense.

Os algarvios foram criando, e desperdiçando, várias oportunidades de perigo, com destaque para lances de Ben Traoré (16), Vítor Gonçalves (20) e Simi (27).

Aos 34 minutos, na jogada mais perigosa, Simi deixou Botelho para trás, junto à linha de fundo, e centrou rasteiro, mas Rafa, com espaço e sem o guardião adversário na baliza, rematou ao lado.

Na segunda metade, manteve-se o domínio dos algarvios, que chegaram ao golo aos 58 minutos, por Simi, numa jogada em que os alcantarenses reclamaram falta sobre Rolão antes de o dianteiro nigeriano ultrapassar o guardião Botelho e atirar para a baliza deserta.

Os algarvios “adormeceram” com a vantagem conquistada e, aos poucos, foram permitindo a reação do Atlético, que esteve perto do empate em duas situações, por Tiago Caeiro (67) e Laurindo (75).

A igualdade chegaria aos 79 minutos, com um golo de Ailton, na conversão de uma grande penalidade a castigar falta de Tristan Plummer sobre Hélio Vaz.

O Portimonense ainda tentou desfazer o resultado (Simi cabeceou para fora, aos 87 minutos, na melhor oportunidade), mas o empate manteve-se, deixando tudo em aberto para a última ronda do Grupo C.