O Penafiel apurou-se hoje para a segunda fase da Taça da Liga de futebol, depois de ter empatado 1-1 com o Leixões, somando o terceiro empate para terminar em segundo do grupo A, atrás do Belenenses.

Mesmo assim foram os da casa que mais fizeram para justificar o resultado. A superioridade leixonense começou a desenhar-se desde muito cedo, no entanto, foi o Penafiel, através de grande penalidade, quem chegou primeiro ao golo.

Aos 36 minutos, o árbitro assinalou um penalti, que deixou muitas dúvidas, sobre Nuno Silva. O jogador do Leixões terá dado um toque em Baptiste, desequilibrando-o, e o avançado senegalês não perdoou na marcação do castigo máximo.

Mas, antes disso, o grupo leixonense ameaçou por diversas vezes a baliza de Riça. O guardião do Penafiel, atento, negou sempre as intenções dos da casa.

Depois do golo do Penafiel, o Leixões continuou a ser a equipa que mais perigo criou e, até ao final do primeiro tempo, somaram-se oportunidades flagrantes para igualar a partida.

Aos 39 minutos, Diego Mourão, em resposta a um cruzamento de Jean Sony, cabeceou ao poste e, seis minutos depois, voltou a ameaçar Riça ao atirar a bola por cima da baliza.

No segundo tempo, o ritmo do jogo acelerou e tornou-se mais duro. Depois do intervalo, o árbitro mostrou por sete vezes o cartão amarelo e duas o vermelho – a Sony, aos 56 minutos, e a Ruben, aos 75.

O Leixões não baixou os braços e fez tudo para chegar à igualdade, o que aconteceu já em tempo de desconto, através de grande penalidade marcada por Fausto. Mesmo assim, o empate não foi suficiente para que o Leixões se apurasse.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões – Penafiel, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:
0-1, Baptiste, 37 minutos (gp).
1-1, Fausto, 90+4 (gp).

Equipas:
- Leixões: Waldson, Jean Sony, Nuno Silva, Zé Pedro (Paulinho, 63), Florent, Paulo Tavares, Capela, Fangueiro (Fausto, 46), Feliciano, Diego Mourão e Wesllem (Pedro Santos, 46).
(Suplentes: Fonseca, Paulinho, Nelson, Hernâni, Fausto, Luís Silva e Pedro Santos).
- Penafiel: Riça, Luís Dias, Paulo Oliveira, Allyson, Elízio, Rafa, Pedrinha, Ruben, Pedro Coronas (Pereira, 90), Manoel (Luís Carlos, 81) e Baptiste (Aldair, 68).
(Suplentes: Vitor Golas, Penela, Torres, Pereira, Mota, Luís Carlos e Aldair).

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ruben (17 e 75), Fangueiro (23), Baptiste (43), Zé Pedro (52), Elízio (55), Capela (60), Paulo Tavares (66), Pedro Santos (76), Allyson (77). Cartão vermelho direto para Jean Sony (56) e por acumulação de amarelos para Ruben (75).
Assistência: cerca de 500 espetadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.