O aniversariante Portimonense apurou-se hoje para a segunda fase da Taça da Liga de futebol, após vencer em Freamunde, por 3-2, no decisivo jogo da fase de grupos marcado pela alternância no resultado.

Rafael, com um grande pontapé de fora da área, colocou os algarvios a vencer, aos 23 minutos, mas o Freamunde reagiu e deu a volta ao resultado, com tentos de João Rodrigues, aos 26, e Luciano, aos 54.

Ben Traoré, aos 68 minutos, e Tristan, quatro minutos depois, voltaram a dar vantagem à formação algarvia, confirmando a reviravolta no resultado e oferecendo o apuramento do clube que hoje celebra 97 anos.

O central brasileiro Eliezio enviou a bola ao “ferro” através de um cabeceamento, logo aos quatro minutos, confirmando a ambição dos algarvios, que estavam obrigados a vencer o Freamunde.

A formação anfitriã soube reagir ao grande golo de Rafael marcando por duas vezes e chegou a ter o jogo controlado, mas quebrou após o tento de Ben Traoré.

O empate, então a dois golos, não interessava aos algarvios e o inglês Tristan, que substituiu Simmy, após insistência pela direita, acabou por fazer o terceiro golo e fazer tremer ainda mais o setor recuado dos locais.

O técnico do Freamunde, Nicolau Vaqueiro, ainda mexeu na equipa, fazendo entrar Pedro Henrique e Pedro Moita, e a equipa nortenha acabou o jogo instalada na área contrária, mas os algarvios souberam sofrer na defesa da preciosa vantagem e acabaram premiados.

O Freamunde concluiu o grupo C com quatro pontos, os mesmos do Portimonense, equipa que passa à segunda fase juntamente com o Moreirense, que venceu a série, com sete pontos, após derrotar hoje o Atlético, último com apenas um ponto.
Jogo no Complexo Desportivo do Freamunde.

Freamunde – Portimonense, 2-3.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:
0-1, Rafael, 23 minutos.
1-1, João Rodrigues, 26.
2-1, Luciano, 54.
2-2, Ben Traoré, 68.
2-3, Tristan, 72.

Equipas:
- Freamunde: Assis, Amorim, Luís Pedro, Sérgio Nunes, Serginho, Brandão (Pedro Moita, 75), Tarcísio, Nana K, João Rodrigues, Bock e Luciano (Pedro Henrique, 75).
(Suplentes: Tó Figueira, Hélder Sousa, Babo, Pedrinho, Pedro Moita, Felipe Alberto e Pedro Henrique.)
- Portimonense: Jules Goda, Ricardo Pessoa, Eliezio, Ruben Fernandes, Ricardo Nunes, Semedo, Sérgio Organista (Jonas, 65), Rafael, Zambujo (Jumisse, 77), Ben Traoré e Simmy (Tristan, 60).
(Suplentes: Ivo, Jumisse, Jonas, Wakaso, Vítor Gonçalves, Felipe e Tristan.)

Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ruben Fernandes (45), Brandão (65), Luís Pedro (78), Ricardo Nunes (82) e Jules Goda (86).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.