O dérbi insular entre Marítimo (Liga) e União da Madeira (Liga de Honra) marca no sábado o arranque da segunda fase da Taça da Liga de futebol, que se disputa em quatro datas diferentes.

No Funchal, o quarto classificado da Liga, em igualdade pontual com o Sporting, volta a defrontar, em jogos oficiais, um antigo rival do mesmo campeonato, que agora integra o trio de últimos posicionados na Liga de Honra.

Penafiel (LH) e Académica (L), duas equipas com bom arranque de campeonato, disputam à noite (20h15, SportTV) o outro desafio do dia.

A ronda prossegue no domingo com o Santa Clara (LH) a receber a União de Leiria (L).

A segunda fase fica ainda marcada pelo reencontro entre o Belenenses e o Gil Vicente (27 de outubro), protagonistas do caso Mateus, que marcou o final da época 2005/06 e o início da seguinte, e que ditou a descida, na secretaria, dos minhotos em favor dos lisboetas.

A “sorte” voltou a cruzar as equipas, que agora trocaram novamente quanto à importância dos campeonatos em que competem: o Gil Vicente integra a dupla de oitavos classificados na Liga, enquanto o Belenenses está no trio de terceiros na Honra.

A segunda fase da Taça da Liga, a disputar sob a forma de uma eliminatória a duas mãos, marca a entrada em prova dos clubes da Liga classificados entre os nono e 14.º lugares e os dois promovidos.

Estes clubes, que jogam a primeira mão como visitantes, vão defrontar os oito clubes da Liga de Honra apurados na primeira fase.

Programa de jogos:
- Sábado:
União da Madeira (LH) – Marítimo (L).
Penafiel (LH) – Académica (L), 20:15 (SportTV).
- Domingo:
Santa Clara (LH) – União de Leiria (L).
- 26 outubro (quarta-feira):
Naval (L) -V. Setúbal (LH).
Portimonense (LH) – Feirense (L).
Estoril (LH) – Olhanense (L).
Moreirense (LH) - Beira-Mar (L).
- 27 outubro (quinta-feira):
Belenenses (LH) - Gil Vicente (L).