O Marítimo deu o exemplo com o triunfo diante dos vizinhos do União da Madeira, por 3-2, mas não foi seguido, uma vez que a Académica não foi além de um empate a um golo em Penafiel e a União de Leiria saiu mesmo derrotada dos Açores, por 3-2, na visita ao Santa Clara.

Na quarta-feira, o Vitória de Setúbal, oitavo classificado da Liga com 10 pontos, desloca-se à Figueira da Foz para defrontar a Naval 1.º de Maio, 12.º da Honra com apenas oito pontos, na reedição de um “duelo” habitual no principal escalão, num recinto onde os “sadinos” tradicionalmente obtêm bons resultados.

O Beira-Mar, 10.º da Liga com sete pontos e uma das defesas menos batidas – juntamente com o Sporting de Braga –, joga no Minho frente ao Moreirense, terceiro na Honra com 11 pontos e o segundo melhor ataque da prova.

No Algarve, o Portimonense, “lanterna vermelha” do segundo escalão com seis pontos, recebe o “primodivisionário” Feirense, 12.º na Liga com sete pontos, e procura repetir na visita ao Sul do país a única vitória oficial da temporada, obtida em Olhão, por 2-1, a 11 de setembro.

O Olhanense, sexto na Liga com 12 pontos, vai jogar no Estádio António Coimbra da Mota, frente ao Estoril-Praia, 10.º da Liga com nove pontos, reeditando os embates das últimas duas épocas, na fase de grupos da mesma prova. Na última temporada, os “canarinhos” venceram em casa por 2-0 e, na anterior, tinham perdido por 2-1.

Igualmente renhido promete ser o encontro de quinta-feira, entre Belenenses e Gil Vicente, cuja rivalidade foi promovida pelo desfecho do “caso Mateus”, no final da época 2005/06, com a descida de divisão dos “azuis”.

Desde então, os dois clubes já se encontraram quatro vezes, duas para a Taça da Liga - uma vitória dos lisboetas e um empate – e outras na temporada passada, em jogos da Honra, com o empate a um golo em Barcelos e a vitória caseira do Belenenses, por 2-0.

Programa e resultados da primeira mão da segunda fase da Taça da Liga de futebol:

- Sábado, 08 out:

União da Madeira (LH) – Marítimo (L), 2-3.

Penafiel (LH) – Académica (L), 1-1.

- Domingo, 09 out:

Santa Clara (LH) – União de Leiria (L), 3-1.

- Quarta-feira, 26 out:

Naval 1.º Maio (L) – Vitória de Setúbal (LH), 16:00.

Portimonense (LH) – Feirense (L), 16:00.

Moreirense (LH) - Beira-Mar (L), 16:00.

Estoril-Praia (LH) – Olhanense (L), 19:00.

- Quinta-feira, 27 out:

Belenenses (LH) - Gil Vicente (L), 16:00.

Nota: A segunda fase da Taça da Liga é disputada entre as equipas apuradas da primeira fase e as seis equipas classificadas entre o nono e 14.º lugar da Liga 2010/2011.

Segunda mão dos encontros é disputada entre nove e 13 de novembro de 2011.