As equipas B, que deverão regressar à competição na próxima época futebolística, estarão impedidas de disputar a Taça de Portugal e a Taça da Liga, revelou à agência Lusa fonte da Liga.

A proposta que a Assembleia-Geral do organismo irá apreciar e votar na quarta-feira prevê esta impossibilidade, que incidirá sobre as equipas B que entrarão diretamente na Liga de Honra em 2012/13.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que, além do Marítimo, que mantém a sua equipa B em atividade, já apresentaram intenções nesse sentido FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

Tal medida, que implica aprovação posterior pela Federação Portuguesa de Futebol, obrigará ao alargamento da Liga de Honra na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.

A Assembleia-Geral Extraordinária da Liga, que apreciará e votará esta proposta, terá lugar na quarta-feira, no edifício da Alfândega do Porto, a partir das 17h00.

Antes, pelas 14h00, reúne-se o Conselho de Presidentes, órgão que a 27 de janeiro manifestou concordância no sentido de integrar as equipas B nas competições profissionais.