O Sporting canaliza agora para a Taça da Liga, e a receção ao Moreirense, a aposta na primeira vitória em 2012, na segunda jornada da terceira prova do calendário nacional de futebol.

Os “leões” passaram no domingo, na visita ao Sporting de Braga (derrota por 2-0), pelo sétimo jogo consecutivo sem vencer (o quarto em 2012), uma série “cinzenta” que pode ter comprometido em definitivo o grande objetivo da temporada: o título de campeão nacional.

Não bastasse ter ficado agora a distantes 11 pontos do líder Benfica, no encerramento da primeira volta, nesta série figura também o percalço da Taça de Portugal, a segunda meta do clube de Alvalade, onde empatou 2-2 com o Nacional, na primeira mão das meias-finais.

Dos três “grandes”, o Sporting foi mesmo o único que não ganhou na jornada inaugural da Taça da Liga (1-1 com o Rio Ave, em Vila do Conde), mas está ainda a tempo de retificar a pequena escorregadela nos outros dois jogos que lhe restam no Grupo A, ambos em casa.

No entanto, um novo deslize pode deixar os “leões” fora de prova, pois um eventual empate conjugado com um triunfo do Gil Vicente sobre o Rio Ave coloca a equipa de Barcelos nas meias-finais.

Tal como o Sporting, também Benfica (Santa Clara) e FC Porto (Estoril-Praia) recebem equipas do segundo escalão, uma condição vantajosa que também beneficia o Sporting de Braga, anfitrião do Penafiel.

Os “encarnados”, vencedores das três edições precedentes, prosseguem na defesa do título, depois de terem arrancado com um triunfo em Guimarães (4-1), na primeira jornada do Grupo B, enquanto os “dragões” começaram com uma vitória em Paços de Ferreira (2-1), no agrupamento D.

Mesmo em caso de vitória, Benfica e FC Porto ainda não garantem a presença nas meias-finais, o mesmo sucedendo com o Braga, que se estreou com o triunfo sobre o Nacional.

Programa da segunda jornada:

- 18 jan:
Grupo A:
Rio Ave - Gil Vicente.
Grupo B:
Benfica - Santa Clara.
Vitória de Guimarães – Marítimo.
Grupo C:
Sporting Braga – Penafiel.
Nacional – Portimonense.
Grupo D:
FC Porto - Estoril-Praia.
Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal.

- 19 jan:
Grupo A:
Sporting – Moreirense.