O treinador do Sporting de Braga admitiu esta terça-feira fazer algumas alterações na equipa para a receção ao Penafiel, na quarta-feira, em jogo da Taça da Liga de futebol, mas quer vencer para passar pela primeira vez às meias-finais.

«As alterações serão feitas de modo a manter a competitividade e não descaracterizar a nossa forma de estar. A equipa sabe que, independentemente de três ou quatro alterações, a importância do jogo é muito grande», afirmou Leonardo Jardim.

O técnico lembrou que uma vitória bracarense «permite pela primeira vez chegar à meia-final da Taça da Liga, e só por este semi-objetivo o jogo é de grande importância».

Considerou o Penafiel, oitavo da Liga de Honra, uma «equipa organizada, típica de segunda liga, que imprime grande intensidade no jogo e que já fez a tarefa difícil de ultrapassar a Académica antes desta fase».

Mesmo após cinco vitórias consecutivas (quatro para o campeonato, uma para a Taça da Liga), Jardim diz que «esta é uma fase boa» que pretende manter, mas não fala em melhor fase da época, considerando que a equipa não tem tido grandes oscilações.

Quanto à saída de Fernando Couto de “manager” do clube, para ir treinar um clube na Índia, o treinador desvalorizou-a.

«O Fernando Couto não tinha uma ligação muito próxima da equipa, tinha mais funções de organização, no ‘scouting’ e na relação direta com o presidente. Terá que ser colmatada a sua ausência a esse nível, mas em relação à equipa isso interfere pouco», afirmou.

Sobre as palavras de António Salvador, no final do jogo com o Sporting, no domingo (vitória por 2-1), em que disse sentir-se injustiçado pelo tratamento conferido ao clube, considerou que elas são mais para «alertar coisas deste tipo - o Braga chega ao terceiro lugar, mas o mais importante é que o quarto fica a 11 pontos do primeiro».

Instado a revelar as razões porque o defesa central brasileiro Samuel, que já treina com o plantel há quase duas semanas, ainda não ter sido oficializado como reforço, respondeu apenas que não fala sobre jogadores que não fazem parte do plantel.

O técnico não pode contar com Djamal, que vai representar a Líbia na Taça das Nações Africanas (CAN2012), assim como com os lesionados Baiano, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Imourou e Ukra, os últimos dois já fazem treino integrado condicionado.

O Sporting de Braga lidera o grupo C, ainda que com os mesmos três pontos que o Penafiel, segundo classificado. O jogo realiza-se quarta-feira, às 18h00, no Estádio Municipal de Braga.