Benfica, FC Porto e Sporting de Braga dependem apenas de si próprios para estarem nas meias-finais da Taça da Liga em futebol, enquanto o Sporting precisa de fazer contas e tem a qualificação tremida.

Na terceira e última jornada da terceira fase, agendada para o fim de semana, os “leões” partem no segundo lugar do Grupo A e recebem em Alvalade o líder Gil Vicente, com dois pontos a separarem as duas equipas.

Em termos práticos, a equipa de Domingos Paciência até poderá chegar ao topo se vencer o Gil Vicente, mas o apuramento depende também do que o Rio Ave, que visita o Moreirense, fizer nesta última jornada.

Sporting e Rio Ave têm dois pontos (menos dois do que o Gil Vicente) e vitórias das duas equipas obrigarão a um desempate na diferença de golos marcados e sofridos, com ambos a terem atualmente um registo igual (2-2).

E, se o segundo critério não desempatar, será então necessário recorrer à média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a terceira fase, com vantagem “leonina” nas duas jornadas anteriores.

Os “leões” têm nas primeiras duas rondas uma média etária de 25,03, seguidos de Gil Vicente, com 25,6 e, finalmente, Rio Ave, com 27,89: estas as três equipas ainda com possibilidade de qualificação, tendo em conta que o Moreirense está de fora.

O Gil apura-se diretamente com um triunfo em Alvalade e um empate até lhe poderá servir, mas apenas se o Rio Ave não vencer em Moreira de Cónegos e se o fizer é necessário recorrer então à diferença de golos e depois à média etária.

No grupo do Benfica (seis pontos) - vencedor das três últimas edições (em quatro realizadas) -, basta às “águias” um empate com o Marítimo (seis pontos), sendo os insulares os únicos ainda capazes de discutir o apuramento e só com uma vitória na Luz.

Já no Grupo C, também apenas Sporting de Braga (seis pontos) e Penafiel (três) podem chegar às meias-finais, bastando aos bracarenses um empate em casa frente ao Portimonense para terem lugar assegurado.

Uma derrota do Braga e uma vitória do Penafiel, em casa com o Nacional, deixaria as duas equipas com os mesmos pontos, mas a tarefa é quase hercúlea para os penafidelenses, que partem para a ronda com uma diferença de golos negativa (1-2) e em contraponto com o “saldo” dos minhotos (4-1).

No Grupo D, ao campeão nacional FC Porto serve um empate com o Vitória de Setúbal, mas uma “improvável” derrota colocará sadinos no caminho do apuramento e sob condição do que vier a acontecer na visita do Paços ao Estoril.

Os pacenses podem chegar também aos seis pontos e aí contará a diferença de golos para o Vitória de Setúbal ou, em última análise, a média etária na terceira fase da prova, em contas que não incluiriam o FC Porto (se o Setúbal vencer supera os dragões no critério da diferença de golos).

Os sadinos têm à partida para a última ronda uma média etária superior (26,6) aos pacenses (25,6).

As meias-finais da Taça da Liga estão agendadas para 21 de março e colocam em perspetiva um clássico entre Benfica e FC Porto, na Luz, caso as duas equipas vençam os respetivos grupos e onde dependem apenas de si para o conseguir.

Na outra meia-final está em aberto uma visita do Sporting de Braga, a depender apenas também de si, a um adversário mais indefinido: Gil Vicente, Sporting ou Rio Ave.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.