O médio português Josué deu este domingo, de grande penalidade, a vitória ao Paços de Ferreira, diante do Estoril-Praia (1-0), em jogo da terceira e última jornada do Grupo D da segunda fase da Taça da Liga.

Um triunfo que pouco serviu aos comandados de Henrique Calisto, já que no Estádio do Dragão o FC Porto derrotou o Vitória de Setúbal (2-0), consolidando a liderança do grupo, com nove pontos.

O Paços de Ferreira deu o pontapé de saída no encontro, mas foi o Estoril-Praia que controlou a posse de bola e, aos oito minutos, Bruno Nascimento desperdiçou a primeira oportunidade do encontro, após canto, levando a bola a ressaltar na defensiva pacense para a defesa fácil do guarda-redes, António Filipe.

Com as duas equipas a jogar em 4x3x3, a formação dos arredores de Lisboa, sem qualquer aspiração em seguir em frente na prova, fruto das duas derrotas nas rondas anteriores - com Vitória de Setúbal (3-1) e FC Porto (1-0) - jogava sem medo e, aos 19 minutos, foi a vez de Fabrício assustar a defesa do Paços de Ferreira, a passe de Pedro Moreira, levando a bola a rasar o poste dos comandados de Henrique Calisto.

Sem poder de reação, a equipa nortenha foi sentindo grandes dificuldades em construir jogo, fruto da teia de meio campo montada por Marco Silva e ao longo de todo o primeiro tempo não causou calafrios ao jovem Mário Matos (filho de Mário Jorge, antigo jogador do Sporting e do Estoril-Praia), que completou o seu terceiro jogo oficial esta temporada.

Com o nulo registado ao intervalo, a toada atacante do Estoril-Praia manteve-se e, aos 47, Tony Taylor colocou à prova os reflexos de António Filipe, após assistência de Luís Tinoco. Na resposta, Bruno Nascimento rasteirou na grande área estorilista o atacante Michel Lugo, "oferecendo" o golo inaugural a Josué, de grande penalidade, aos 51.

Marco Silva não se deu por vencido e, pouco depois, colocou em campo Alex Hauw e o goleador Licá, para os lugares de Erick e João Coimbra, mudanças que trouxeram um maior dinamismo na frente, mas, na prática, não trouxeram grande benefício, já que o marcador não sofreu alterações.

Até ao final do jogo, tempo para Henrique Calisto estrear o reforço de inverno Arturo Alvarez, jogador que acusou, naturalmente, alguma falta de entrosamento com a equipa.