O Benfica é o incontestável “rei” da Taça da Liga, com vitórias nas três últimas edições e apenas um desaire nos 21 jogos efetuados na mais jovem competição do futebol português.

Depois do triunfo do Vitória de Setúbal a abrir, numa edição 2007/2008 em que “tombou” os “encarnados”, a equipa da Luz tem exercido um domínio absoluto e já vai numa série de 18 encontros consecutivos sem perder, a dois dias de receber o FC Porto, nas meias-finais da edição 2011/2012.

Mais do que isso, o Benfica venceu 16 dos derradeiros 18 embates, cedendo apenas empates na polémica final de 2008/2009, face ao Sporting, que ganharia na “lotaria”, e em Guimarães (1-1), na fase de grupos de 2009/2010.

Após o embate no Minho, os “encarnados” venceram os últimos 11 jogos, incluindo as finais de 2009/2010, em que vulgarizaram o FC Porto (3-0), no Algarve, e da época passada, frente ao Paços de Ferreira (2-1), em Coimbra.

O percurso do Benfica na Taça da Liga exibe também um 4-1 em Alvalade, num jogo em que o Sporting perdeu João Pereira, por expulsão, logo aos sete minutos, nas meias-finais da terceira edição da prova.

Na época transata, as “águias” voltaram a bater os “leões”, agora na Luz, por 2-1: depois de Cardozo anular o tento de Hélder Postiga, o espanhol Javi Garcia resolveu, aos 90+2 minutos, quando já se adivinhavam as grandes penalidades – a competição não contempla prolongamento.

Foi o passo decisivo para o “tri”, selado face ao Paços de Ferreira, com um tento do argentino Franco Jara, esta época cedido ao Granada, de Espanha, e o quarto na prova, em cinco jogos, do “goleador” Javi Garcia.

Se o Benfica é o dominador da prova, o FC Porto ainda não sabe o que é erguer o troféu, que desvalorizou nas duas primeiras temporadas e, depois, procurou sem sucesso conquistar.

Em 2009/2010, os “dragões” chegaram à final, mas caíram face ao Benfica e, em 2010/2011, iniciaram a fase de grupos com um desaire caseiro, face ao Nacional (1-2), e já não conseguiram atingir as meias-finais.

No total, os portistas, que esta época venceram os três jogos, somam, ainda assim, nove vitórias em 16 encontros, mais três empates e quatro derrotas.

Em matéria de golos, o saldo é de apenas cinco positivos (20 marcados e 15 sofridos), bem diferente do dos “encarnados”, que, em mais cinco jogos, concederam os mesmos 15 tentos, mas marcaram mais 26 (46 contra 20).

O paraguaio Óscar Cardozo é o melhor marcador do Benfica na Taça da Liga, com cinco golos, contra quatro do espanhol Javi Garcia e três do norte-americano Freddy Adu, de Carlos Martins, do argentino Jara e do espanhol Rodrigo.

No que respeita ao FC Porto, apenas três jogadores contam mais do que um golo: Varela, o brasileiro Hulk e Emídio Rafael contam todos dois.