O SL Benfica recebe hoje o FC Porto em mais um clássico do campeonato português. Apesar da competição ainda não ter conquistado plenamente os dragões, os encarnados têm mostrado inclinação para vencer a Taça da Liga.

Na primeira participação do SL Benfica na Taça da Liga, a equipa da Luz cai na 4.ª eliminatória frente ao Vitória de Setúbal depois de 1-1 na primeira mão e de um 2-1 no Estádio do Bonfim. A equipa sadina acabaria por vencer a prova frente ao Sporting através da marcação de grandes penalidades.

Na época 2008/2009, a final da Taça da Liga seria disputada entre SL Benfica e Sporting. No estádio de Faro, uma grande penalidade assinalada por Lucílio Baptista, devido a uma alegada mão de Pedro Silva, permite ao SL Benfica levar a decisão para grandes penalidades. Quim acabou por ser o herói numa história em que o árbitro saiu como vilão. Seria o primeiro título do SL Benfica na competição.

Nas duas edições seguintes, Jorge Jesus levou o SL Benfica ao inédito tri na competição. Primeiro, vencendo o FC Porto na final com uma vitória indiscutível por 3-0, e na época seguinte vencendo o Paços de Ferreira por 2-1, em Coimbra, depois de eliminar o Sporting nas meias-finais também por 2-1.

Esta época, o SL Benfica chega às meias-finais da Taça da Liga depois de ter dominado na fase de Grupos. Três vitórias num grupo composto por Marítimo, Vitória de Guimarães e Santa Clara deram ao SL Benfica a liderança isolado do Grupo B, com 9 golos marcados e apenas um sofrido.

Apesar de ter dominado as últimas edições da competição, a equipa do SL Benfica não vence o FC Porto na Luz há três jogos consecutivos.