O Benfica somou esta terça-feira o 19.º jogo consecutivo sem perder na Taça da Liga, prova que venceu nas últimas três épocas, ao vencer em casa o FC Porto por 3-2, nas meias-finais da edição 2011/2012.

A equipa da Luz tem exercido um domínio absoluto, tendo somado o 17.º triunfo nos derradeiros 19 embates, cedendo apenas empates na polémica final de 2008/2009, face ao Sporting, que ganharia na “lotaria”, e em Guimarães, na fase de grupos de 2009/2010.

Após o embate no Minho (1-1), os “encarnados” venceram os últimos 12 jogos, incluindo as finais de 2009/2010, em que vulgarizaram o FC Porto (3-0), no Algarve, e da época passada, frente ao Paços de Ferreira (2-1), em Coimbra.

O percurso do Benfica na Taça da Liga exibe também um 4-1 em Alvalade, num jogo em que o Sporting perdeu João Pereira, por expulsão, logo aos sete minutos, nas meias-finais da terceira edição da prova.

Na época transata, as “águias” voltaram a bater os “leões”, agora na Luz, por 2-1: depois de Cardozo anular o tento de Hélder Postiga, o espanhol Javi Garcia resolveu, aos 90+2 minutos, quando já se adivinhavam as grandes penalidades – a competição não contempla prolongamento.

Foi o passo decisivo para o “tri”, selado face ao Paços de Ferreira, com um tento do argentino Franco Jara, esta época cedido ao Granada, de Espanha, e o quarto na prova, em cinco jogos, do “goleador” Javi Garcia.

Na presente temporada, o Benfica soma quatro vitórias em outros tantos jogos, a última hoje, selada com tentos de Maxi Pereira, Nolito e Cardozo, este a decidir, aos 77 minutos.

No total, o paraguaio Óscar Cardozo é o melhor marcador do Benfica na Taça da Liga, com seis golos, contra quatro do espanhol Javi Garcia e três do norte-americano Freddy Adu, de Carlos Martins, do argentino Jara e do espanhol Rodrigo.