O SL Benfica defronta o FC Porto no Estádio da Luz nas meias-finais da Taça da Liga naquele que será o terceiro confronto desta época entre as duas equipas.

Os encarnados venceram as últimas três edições da competição, uma delas frente aos Dragões, enquanto o FC Porto procura chegar à final para disputar um troféu inédito na sua história.

Apesar do domínio na competição, a equipa de Jorge Jesus procura conquistar pela primeira vez esta época uma vitória sobre o FC Porto, depois de um empate a 2-2 no Dragão e da recente derrota em casa por 3-2 para o campeonato nacional.

No primeiro jogo, no Dragão, a 23 de setembro, o FC Porto esteve por duas vezes em vantagem, com tentos de Kléber e Otamendi, mas o Benfica conseguiu sempre responder, primeiro por Cardozo e já perto do fim por Gaitan.

A 2 de março, o FC Porto começou novamente melhor, com um golo de Hulk, mas Cardozo voltou a responder, desta vez com um “bis”, que virou o resultado.

Já na última meia hora, James Rodriguez, que começara no banco, restabeleceu a igualdade, num jogo que só se desequilibrou, a favor dos “dragões”, quando o benfiquista Emerson foi expulso, aos 77 minutos.

Em vantagem numérica, o FC Porto foi em busca da vitória, objetivo que acabou por conseguir já perto do final, através de Maicon, que respondeu de cabeça a um livre marcado na direita, mas em fora de jogo, não assinalado.

As duas equipas chegam, assim, ao clássico moralizadas e a prometer espetáculo, como nos dois jogos da presente temporada, para o campeonato, e que renderam um total de nove golos (média de 4,5 por encontro).

Este jogo estará ainda “fresco” na memória de todos os protagonistas, sendo que também poderá pesar o facto de os portistas terem ganho nas últimas três visitas à Luz.

Além do triunfo por 3-2 no presente campeonato, os “azuis e brancos” ganharam ainda por 2-1 no anterior, selando então o cetro nacional, e por 3-1 na segunda “mão” das meias-finais da Taça de Portugal, “anulando” o 0-2 sofrido no Dragão.

No Estádio da Luz são esperados menos de 40 mil espetadores, um número muito abaixo dos recentes clássicos entre SL Benfica e FC Porto, que tiveram lotação praticamente esgotada.

Apesar da história recente em confrontos diretos dar favoritismo ao FC Porto, o SL Benfica tem mostrado mais apetência para a Taça da Liga. Vítor Pereira deverá rodar alguns jogadores enquanto Jorge Jesus não irá facilitar no terceiro confronto desta época com os dragões.