Barcelos viverá sábado um invulgar apoio ao Gil Vicente na final da Taça da Liga de futebol, com o Benfica: os minhotos dizem que o «clube da terra merece todos os sacrifícios», até de contrariar o «amor de sempre».

«Sou sócio Benfica há 20 anos. Mas é das poucas vezes que vamos a uma final. Quando assim é, temos de ser barcelenses. Mas serei benfiquista até morrer», garante José Dantas.

O sócio 20.547 das "águias" sublinha que esta traição «é só por hora e meia» e aproveita para espicaçar o seu clube, mostrando-se «desiludido» com o seu desempenho.

«Um jogador do Benfica ganha tanto como toda a equipa do Gil Vicente, mas às vezes isso não chega. O Benfica chega aos últimos quatro ou cinco jogos da época e as ‘canetas’ vêm abaixo. Está ao alcance do Gil Vicente. Que joguem como até aqui, aguerridos, que batam o pé e não tenham medo», aconselha.

Francisco Correia é dono do restaurante Gil Vicente, mas o vermelho do seu coração tem as tonalidades do Benfica. Ainda assim, e apesar de exultar pelos "encarnados", diz, em jeito de segredo, que deseja ver Barcelos em festa.

«Que a taça vá para o melhor. Que venha para o Gil?», sussurra, como que receoso em chocar os clientes do restaurante que partilham da mesma paixão pelas "águias".

Menos surpreendente é ver portistas partilhar o mesmo desejo de triunfo do Gil Vicente, a exemplo de José Gomes, também sócio número 12 dos barcelenses e filho do número um: «Sábado que ganhe o melhor. E que seja o clube da terra. Devem ser humildes e não ter medo dos grandes. Já cá lhes ganhou».

«O Gil Vicente tem de fazer o jogo pelo jogo. E mais nada. Vai ser 2-0 com golos de Rodrigo Galo e Hugo Vieira, os dois melhores jogadores nos últimos tempos. O Hugo Vieira tem sido um dos carrascos da defesa dos grandes», acrescentou Miguel Fernandes.

Os reformados Manuel Alves e Domingos Pereira gozam o sol em banco de jardim e garantem que nada entendem de futebol. Ainda assim, o primeiro acredita no triunfo do Benfica, mas diz aos amigos que o Gil Vicente "é que vai ganhar".

«Fala-se em Portugal continental que é a melhor equipa portuguesa. Vai-se ver. Não vou ver a bola. Não tenho dinheiro. Dão-me pouca reforma. É a vida», lamenta-se.

O amigo Domingos diz que «um ‘empatezinho’ não é mau», mas, quando percebe que tem de haver desempate para ser atribuído o troféu, admite que o mesmo deve cair para o Benfica.

«Não é certo, mas é uma previsão. Para ganhar, o Gil Vicente precisa ter muita coragem. Pressão. Se não tiver coragem, não tem nada, não ganhará coisa nenhuma», concluiu.

Em comum, todos se queixam da crise e apontam-na como principal razão para não irem ver a inédita final: Carlos Dantas é exceção, prometendo ir «direto da noite das bruxas, em Montalegre, para Coimbra», esperançoso de que o misticismo o ajude a trair o coração.