O Gil Vicente vai disputar a primeira final da sua história, ao apurar-se para a decisão da Taça da Liga de futebol, num trajeto que começou "tremido", mas que culminaria com triunfos sobre Sporting e Sporting de Braga.

A partida de Coimbra, onde sábado os gilistas vão medir forças com o Benfica, encerra um caminho notável, que poderá dar ao clube minhoto o primeiro troféu da sua história, precisamente na época em que regressou ao principal escalão do futebol português.

No entanto, até chegar ao jogo decisivo, a formação de Paulo Alves disputou seis jogos e teve de "suar" logo na estreia, na eliminatória frente ao Belenenses, da Liga de Honra.

A derrota por 2-1, no Restelo, no final de outubro, obrigava o Gil Vicente a vencer no seu reduto e os gilistas não desapontaram, batendo os "azuis" por 2-0, com golos de Cláudio e Luis Carlos.

A fase de grupos foi o passo seguinte, num agrupamento que contava ainda com os primodivisionários Sporting e Rio Ave e com o secundário Moreirense.

O início da caminhada no grupo A aconteceu no dia 02 de janeiro, na receção ao Moreirense, com Luis Carlos (melhor marcador gilista na prova) a "bisar" e a oferecer os primeiros três pontos ao conjunto de Barcelos (2-1).

A deslocação a Vila do Conde, na segunda ronda, era decisiva para demonstrar as intenções gilistas na prova, mas o empate 1-1 adiou as decisões para a última jornada, frente ao favorito Sporting, no Estádio de Alvalade.

Contudo, o favoritismo "leonino" desvaneceu-se com o decorrer do encontro e o Gil Vicente acabaria por aproveitar uma grande penalidade, convertida por Cláudio, aos 54 minutos, para superar os "leões" (1-0) e assegurar presença nas meias-finais.

O também minhoto Sporting de Braga era o "alvo" a abater rumo à final, numa eliminatória disputada em Barcelos e que seria resolvida de forma "dramática".

Hugo Vieira - atleta mais utilizado por Paulo Alves nesta prova - adiantou o Gil Vicente, mas Lima e Hélder Barbosa operaram a reviravolta no marcador, que apenas voltaria a "mexer" no último minuto, quando Quim "ofereceu" o empate a Júnior Caiçara, obrigando à decisão por grandes penalidades, onde os gilistas acabaram por vencer por 4-2.

No caminho para Coimbra, o técnico Paulo Alves utilizou 28 jogadores, destacando-se o avançado Hugo Vieira e o médio Luis Manuel (único a participar nos seis jogos), titulares em cinco encontros e os dois atletas gilistas com mais minutos nesta prova.

Na peugada desta dupla surge um grupo de seis elementos, composto por Adriano Facchini, Daniel, Cláudio, Halisson, Júnior Caiçara e Richard, todos eles titulares em quatro partidas.

O encontro entre Benfica e Gil Vicente está marcado para sábado, às 20h45, no Estádio Cidade de Coimbra.