A Académica eliminou, este domingo, o Sporting da Covilhã da Taça da Liga de futebol, ao vencer por 3-2 nas grandes penalidades, depois de empatar a segunda eliminatória com um triunfo por 2-0, que anulou a desvantagem do primeiro jogo.
A jogar em casa, os “estudantes” conseguiram anular a desvantagem de 2-0 que traziam da primeira mão, com o internacional português Edinho a bisar na partida, apontando um golo em cada parte.
No desempate pela marcação de grandes penalidades, o guarda-redes da Académica Ricardo acabou por ser a grande figura do encontro, ao defender cinco das sete penalidades apontadas.
Os penáltis concretizados da "Briosa" foram apontados por Cleyton, Edinho e Makelele, enquanto os “leões da serra” marcaram por Tarcísio e Gaspar.
O guarda-redes do Sporting da Covilhã também defendeu duas grandes penalidades, apontadas por Cissé e João Dias, e viu o defesa João Real atirar à trave e Rodrigo Galo chutar muito por cima da baliza.
A Académica entrou dominadora no jogo, mas só conseguiu criar perigo à passagem do primeiro quarto de hora, quando o brasileiro Makelele atirou forte de fora de área com a bola a passar junto ao ângulo superior direito da baliza de Jorge Batista.
Aos 31 minutos, o Sporting da Covilhã dispôs de uma grande oportunidade para se colocar na frente do marcador, mas Ricardo correspondeu com uma grande defesa, para canto, ao cabeceamento do defesa Edgar.
Um minuto depois, Marinho ajeita a bola dentro de área para Edinho disparar forte, sem hipótese para Jorge Batista, abrindo o ativo.
Na segunda parte, a Académica entrou ainda mais pressionante e dominadora, com Edinho a ter na cabeça o segundo golo aos 47 minutos, mas o remate saiu ao lado, depois de um cruzamento de Marinho.
Os "estudantes" continuaram a jogar instalados no meio campo da equipa da Covilhã e, aos 72, o mesmo Edinho bisou, de cabeça, concretizando mais um centro de Marinho.
O Sporting da Covilhã subiu no terreno e o jogo passou a ser mais equilibrado, com oportunidades de golo para cada um dos conjuntos.