As pessoas em situação de desemprego vão poder assistir gratuitamente ao encontro entre o Paços de Ferreira e o Desportivo das Aves, da II Liga, na quarta-feira, para a Taça da Liga de futebol, confirmou, esta segunda-feira o presidente pacense.
«Nós percebemos os efeitos do desemprego, sentimos as dificuldades daqueles que são sócios ou gostam do Paços têm para adquirir os ingressos em cada jogo e, por isso, decidimos presentear todos os desempregados com a entrada gratuita no jogo com o Aves», disse à agência Lusa o presidente pacense, Carlos Barbosa.
Esta consciência social do clube pretende funcionar ainda como alerta para a situação preocupante do desemprego na região e no concelho.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelou em agosto que o desemprego nos concelhos industrializados do Vale do Sousa aumentou mais de 21 por cento desde janeiro deste ano e que Paços de Ferreira foi o concelho que registou a maior subida, atingindo os 27,99 por cento.
«Paços de Ferreira e Paredes, onde predominam as empresas de mobiliário, são os concelhos em que houve uma subida acentuada dos desempregados, estando nos 23,22 por cento, o que representa 12.941 pessoas, mais 2.591 do que em janeiro», pode ler-se no documento divulgado pelo IEFP.
A abertura das portas do estádio pacense na quarta-feira aos desempregados é uma decisão pontual, mas, de acordo com o presidente Carlos Barbosa, poderá ser alargada no futuro a outros encontros.
Os desempregados terão de se fazer acompanhar do documento comprovativo da sua situação e identificar-se junto da secretaria, recebendo em troca, de forma gratuita, um ingresso para assistir ao jogo da segunda mão da segunda fase da Taça da Liga (16 horas).
No primeiro encontro, nas Aves, o Paços de Ferreira venceu por 1-0.