O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, responsabilizou a Olivedesportos pelo atraso nos pagamentos dos prémios aos clubes participantes na edição de 2012/13 da Taça da Liga.

«O único responsável pelo facto de até ao momento presente não poderem ter sido entregues mais quantias relativas à Taça da Liga aos clubes e SAD é a Olivedesportos. Pagasse a Olivedesportos os valores vencidos e em dívida à LPFP, na presente data, no valor global de 937.250 euros, que a LPFP já teria liquidado mais valores aos clubes e SAD relativos a tal competição», diz Mário Figueiredo, em carta enviada aos presidentes dos clubes das competições profissionais.

Na missiva, a que a agência Lusa teve hoje acesso, recorda a celebração de um contrato no final de 2010, para a cessão dos direitos de transmissão televisiva, publicidade, patrocínio e “naming” desta competição com a Olivedesportos, «pelo qual a referida sociedade se obrigou ao pagamento de contrapartidas em dinheiro, as quais permitiriam o pagamento de prémios aos clubes e SAD ao longo da época desportiva».

«Acontece que, apesar de variadas e insistentes vezes interpelada para o fazer, a Olivedesportos não procedeu ao pagamento integral das quantias já vencidas a 30 de março e 30 de maio de 2012, referentes à época desportiva de 2011/12», sublinha Mário Figueiredo.

Segundo o dirigente, a última fatura da Taça da Liga da época passada, cujo valor ascende a 707.250 euros, está «totalmente por liquidar.»

«Não tendo a Olivedesportos avisado a LPFP que não iria liquidar tal valor, o que fez com que a LPFP distribuísse aos clubes e SAD, na época passada, a totalidade das verbas que deveria ter recebido da Olivedesportos. A LPFP encontra-se assim triplamente penalizada: pagou aos clubes verbas da Taça da Liga da época passada que a Olivedesportos não liquidou à LPFP e ainda teve que suportar o respetivo IVA», explica Mário Figueiredo.

O presidente da LPFP esclarece ainda os presidentes dos clubes que compete à Olivedesportos «encontrar e definir o patrocinador oficial da Taça da Liga.»

Mário Figueiredo diz ainda que, «à presente data, a LPFP já distribuiu aos clubes e SAD nesta época desportiva 2012/13 mais dinheiro do que aquele que havia sido distribuído nesta mesma data da época anterior.»

De acordo com a informação prestada pelo dirigente, cada clube da II Liga já recebeu 85.402,54 euros, mais 1.208,79 euros do que em 2011/12, quando a 14 de novembro o montante se quedava em 84.193,75.

Apesar de ainda não terem recebido qualquer verba da segunda fase da Taça da Liga – na época passada já tinham amealhado 34.652,54 euros –, os emblemas do escalão secundário já arrecadaram, cada, 20 mil euros da participação na II Liga, oito mil euros devido às deslocações às ilhas, quatro mil euros da primeira fase da Taça da Liga, tal como em 2011/12, aos quais se juntam este ano os 34.652,54 euros do fundo de solidariedade da UEFA e 18.750 euros devido à participação das equipas “B”.

«A LPFP tem feito todos os esforços no sentido de colmatar o comportamento censurável e prejudicial para a LPFP e, por esse motivo, para os clubes, da Olivedesportos, fazendo substituir os pagamentos que seriam expectáveis relativamente à Taça da Liga pelo adiantamento de outras verbas a outros títulos», conclui Mário Figueiredo.