O Sporting vai abrir na terça-feira a terceira fase da Taça da Liga de futebol, naquela que será a sua última oportunidade de conquistar um troféu esta época, com o Benfica a procurar o quinto troféu consecutivo.

Já afastados da Liga Europa e da Taça de Portugal e a ocupar um modesto 10.º lugar no campeonato, com apenas 12 pontos em 12 jogos, os "leões" estreiam-se no Grupo C da Taça da Liga frente ao Marítimo, no Funchal, num terreno onde já empataram esta temporada.

Os comandados de Franky Vercauteren, que não vencem um jogo oficial fora de casa há oito meses, voltam a jogar na Madeira, onde empataram com o Nacional no sábado (1-1), em jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga.

No outro jogo do grupo, o Rio Ave receberá o Paços de Ferreira na quarta-feira, num encontro que coloca frente a frente os quinto e quarto classificados do campeonato, respetivamente.

O Benfica, vencedor das últimas quatro edições da competição, tem estreia marcada no Grupo D para quarta-feira, em Olhão, onde tentará manter a sua invencibilidade nas competições internas esta época.

Os "encarnados", líderes do campeonato, com 32 pontos, mais três do que o FC Porto, ainda que com mais um jogo, empataram apenas dois jogos nas 14 partidas já disputadas (12 para a Liga e duas para a Taça de Portugal).

No outro encontro do Grupo D, Moreirense e Académica, atuais últimos classificados da Liga, vão reeditar o duelo da 12.ª jornada do campeonato, que terminou empatado a dois golos.

A abertura do Grupo A está marcada para a "Choupana", num duelo entre Nacional e FC Porto, que já aconteceu esta época para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com os "dragões", que nunca venceram a Taça da Liga, a vencerem por 3-0.

Deste grupo também faz parte o primeiro vencedor da Taça da Liga (2007/2008), o Vitória de Setúbal, que se vai deslocar ao terreno do Estoril-Praia.

No Grupo B, o prato forte será o dérbi do Minho, entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

Os rivais minhotos já se encontraram nesta fase em 2010/2011, tendo na altura a vitória sorrido ao Sporting de Braga (3-1), apesar de ambos terem sido eliminados pelo Paços de Ferreira, que foi finalista derrotado da prova.

A Naval 1.º de Maio, único representante da II Liga ainda presente na Taça da Liga, fecha o Grupo B, com a receção ao Beira-Mar.

Programa da primeira jornada:

Grupo A:

- Quarta-feira, 19 dez:

Nacional - FC Porto, 18h00

Estoril - Vitória de Setúbal, 20h00

Grupo B:

- Quarta-feira, 19 dez:

Naval - Beira-Mar, 16:00

Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 20:00

Grupo C:

- Terça-feira, 18 dez:

Marítimo - Sporting, 18:15 (TVI)

- Quarta-feira, 19 dez:

Rio Ave - Paços de Ferreira, 20:00

Grupo D:

- Quarta-feira, 19 dez:

Moreirense - Académica, 16:00

Olhanense - Benfica, 19:45 (TVI)