Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Paços de Ferreira, os quatro primeiros classificados do campeonato, estão muito perto de confirmar a supremacia também na Taça da Liga portuguesa de futebol e garantir quarta-feira o apuramento às meias-finais.
Se o empate nos jogos da terceira jornada da terceira fase da prova pode ser suficiente para lisboetas, portuenses e bracarenses assegurarem o triunfo nos respetivos grupos e seguirem em frente, os pacenses até podem dar-se ao luxo de perder em Alvalade, onde o Sporting persegue a primeira vitória na prova.
As duas equipas voltam a encontrar-se no curto espaço de quatro dias, depois de o Paços de Ferreira ter agravado no sábado a crise dos “leões” ao impor-se por 1-0 em Lisboa, na 13.ª jornada da Liga, deixando o Sporting no 12.º lugar da prova, um ponto acima da linha de despromoção.
O Sporting entrou em 2013 sob o signo das derrotas que o perseguiu durante toda esta época em 2012, ao ponto de ter sido afastado logo na segunda jornada das meias-finais da Taça da Liga – a única competição que poderia aspirar a conquistar -, ao perder por 3-0 com o Rio Ave, depois de um empate 2-2 na estreia com o Marítimo.
A equipa lisboeta já está afastada da fase seguinte, mas ainda pode estragar a festa do Paços de Ferreira: uma derrota em Alvalade, aliada a um triunfo do Rio Ave no estádio do Marítimo pode custar aos pacenses o apuramento para as “meias”, com a diferença entre golos marcados e sofridos a determinar o vencedor do grupo C.
O FC Porto recebe o Vitória de Setúbal, penúltimo classificado do campeonato, num encontro que opõe os líderes do grupo A, em igualdade pontual, mas com vantagem para o campeão nacional.
A igualdade é suficiente para o FC Porto terminar à frente dos sadinos, mas, nesse caso, os portuenses podem ser ultrapassados pelo Estoril-Praia, terceiro colocado, caso os “canarinhos” se imponham no recinto do Nacional por um resultado que lhes permita ter vantagem em relação aos “dragões”.
A mesma situação coloca-se relativamente ao Benfica, líder da Liga e detentor do troféu na Taça da Liga, no agrupamento D, e ao Braga, na “poule” B, apesar de, ao contrário do FC Porto, lisboetas e bracarenses liderarem isolados os respetivos grupos. O triunfo é garantia de apuramento, mas o empate pode servir.
O Benfica, vencedor das últimas quatro edições da prova, recebe a Académica e o empate só serve para garantir as meias-finais se o Moreirense, “lanterna vermelha” do campeonato, não vencer no estádio do Olhanense por uma margem que lhe permita superar os “encarnados”.
Os mesmos pressupostos aplicam-se à receção do Braga ao Beira-Mar, que, tal como a Académica, só pode qualificar-se em caso de triunfo. Se o jogo terminar com uma igualdade, o Vitória de Guimarães, que defronta em casa a Naval 1.º de Maio, pode ultrapassar o rival minhoto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.