O presidente do Vitória de Setúbal disse esta quarta-feira que vai recorrer da decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de futebol que absolveu o FC Porto de alegadas irregularidades na inscrição de jogadores na Taça da Liga.

«Estamos convictos de que vamos ganhar este recurso. Se existem regulamentos são para cumprir, não podem ser letra morta. O Vitória de Setúbal é um clube com pergaminhos elevadíssimos, fomos o primeiro clube a ganhar a Taça da Liga, temos troféus bem à vista e ganhámo-los no campo desportivo», disse Fernando Oliveira.

Depois de o responsável pelo departamento jurídico ter anunciado que iria entregar o recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de futebol no prazo regulamentar de cinco dias úteis, Fernando Oliveira acrescentou: «O Vitória de Setúbal está a analisar o caso com uma serenidade muito grande e estamos convictos de que a razão está do nosso lado».

Antes, o responsável do Departamento Jurídico do Vitória de Setúbal, Diogo Boa Alma, disse que o clube iria apresentar o competente recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, no prazo regulamentar de cinco dias úteis.

«A Lei deve ser aplicada de forma igual para todos e a Vitória SAD não deixará de recorrer a todos os meios ao seu alcance para, em defesa da verdade e justiça desportivas, pugnar por tal princípio», disse o advogado do clube, depois de lembrar que o clube sadino se manteve em silêncio até ser conhecida a decisão do Conselho de Disciplina.

A tomada de posição do Vitória de Setúbal surge na sequência da decisão daquele órgão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de absolver o FC Porto pela alegada utilização irregular de jogadores da equipa B na Taça da Liga.

Em causa, estava o facto de o FC Porto ter utilizado na terceira jornada da Taça da Liga, com o Vitória de Setúbal, os futebolistas Fabiano, Seba e Abdoulaye, menos de 72 horas depois de terem alinhado pela equipa B, na II Liga.

Na avaliação do CD, e fundamentação da improcedência, é tido em conta que a base da acusação era o artigo 13.º e que o mesmo está inserido no «regulamento de inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga».

O relator considerou que não tem sentido «estar-se a fazer uma interpretação por remissão de um artigo genérico que consta no regulamento da Taça da Liga».

Os dirigentes do Vitória de Setúbal não concordam com a decisão do Conselho de Disciplina, recordam que especialistas como José Manuel Meirim e Ricardo Costa também entendem que a razão está do lado do clube do Bonfim e garantem que vão interpor recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.