O presidente da Liga admitiu esta sexta-feira alterações no formato da Taça da Liga de futebol e escusou-se comentar a decisão de manter o FC Porto na prova, depois de uma alegada utilização irregular de jogadores.

«Admito essa possibilidade. No futuro, poderá haver alterações no formato competitivo da Taça da Liga», disse Mário Figueiredo, recusando especificar o tipo de alterações e sem abordar o caso do FC Porto, por considerar haver «outros órgãos com essa responsabilidade».

O FC Porto viu a secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol julgar improcedente a acusação formulada contra o clube e os seus jogadores Fabiano, Seba e Abdoulaye (por utilização irregular), absolvendo-os, tendo o presidente da Lia se escusado comentar essa situação hoje.

À margem da apresentação da Liga Zon Kids, cuja primeira etapa se disputa no Funchal, a 16 e 17 de março, Mário Figueiredo referiu-se ainda a outros temas da atualidade, considerando que o futebol português encontra-se «no topo do futebol europeu» no que diz respeito a receitas provenientes das transferências de jogadores de futebol para o estrangeiro.

«Segundo um estudo da União Europeia, as transferências geraram movimentações financeiras na ordem de mil milhões de euros e o futebol português ocupa um lugar de topo nessa lista», sublinhou o presidente da Liga.

Por isso mesmo, Mário Figueiredo considera que o Governo português deveria prestar «mais atenção ao futebol», sobretudo ter «outra postura, sobre esta indústria».

Relativamente aos recentes atos de violência ocorridos em Braga, no jogo da 18.ª jornada da Liga, entre o Sporting local e o Paços de Ferreira, Figueiredo apelou ao «equilíbrio e proporcionalidade», atribuindo aos clubes a responsabilidade «de discernir o grau de risco» de cada jogo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.