Para o jogo desta tarde no Estádio do Dragão, e depois de uma vitória segura frente à Académica, Vítor Pereira decide dar descanso aos habituais titulares Lucho, Alex Sandro e Otamendi, apostando em jogadores menos rodados, como o guarda-redes Fabiano e o lateral Abdoulaye.
A defesa portista será então composta por Danilo, Mangala, Maicon e Abdoulaye. O meio-campo terá como destaque o português Castro, Moutinho e Fernando, que esta tarde atuará como capitão. O ataque dos Dragões contará com James, Jackson e Defour.
Na equipa de Vila do Conde, o destaque vai para Ukra, avançado emprestado pelos azuis e brancos ao Rio Ave.
FC Porto e Rio Ave chegam a este desafio das meias-finais da Taça da Liga depois de muita polémica envolvendo a última jornada dos Dragões na fase de grupos e depois de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter decidido manter o FC Porto na prova, por inexistência de elementos constitutivos de infração. Em causa estava a eventual irregularidade da utilização por parte do FC Porto dos jogadores Sebá, Fabiano e Abdoulaye frente ao V. Setúbal.
O FC Porto poderá assegurar a sua segunda presença na final da Taça da Liga. Na época de 2009/2010, os "azuis-e-brancos" discutiram o troféu com o Benfica no Estádio do Algarve, mas saíram derrotados.
O vencedor desta eliminatória irá discutir o troféu com o SC Braga, que venceu o Benfica por 3-2, no desempate por grandes penalidades, depois do nulo verificado no final do tempo regulamentar.
A final da prova está agendada para dia 13 de abril, às 19h45, no Estádio Municipal de Coimbra.
FC Porto
Equipa inicial: Fabiano; Abdoulaye, Maicon, Mangala, Danilo; Castro, Moutinho, Fernando; James, Jackson e Defour.
Suplentes: Kadú, Lucho, Izmaylov, Liedson, Alex Sandro, Kelvin e Otamendi.
Rio Ave
Equipa inicial: Oblak; Lionn, Marcelo, Nivaldo, André Vilas Boas; Braga, Tarantini, Filipe Augusto; Bebé, Ukra e Hassan.
Suplentes: Ederson, Diego Lopes, André Dias, Del Valle, Rafael Miranda, Rúben e André Costa.