O árbitro internacional João Capela, que dirige a final da Taça da Liga de futebol, entre o Sporting de Braga e o FC Porto, disse hoje não fez nenhuma preparação específica para a partida de sábado, em Coimbra.

Em conferência de imprensa, no Estádio Cidade de Coimbra, o juiz lisboeta, de 38 anos, salientou que a preparação dos jogos obedece a rotinas, que não são alteradas em função do mediatismo do encontro.

«A preparação do jogo é sempre igual, seja para uma partida da II Liga entre o penúltimo e o último, ou para um jogo da I Liga ou esta final», afirmou João Capela, que disse não ter ficado surpreendido com a nomeação.

Segundo o árbitro, «quando se chega a internacional tem-se sempre a perspetiva de fazer todos os jogos, porque tem uma carreira, conseguiu chegar a esse estatuto e acha sempre que se pode ser escolhido».

«Tenho tido a paciência de aguardar pelo meu momento e pensei que era possível arbitrar a final, pelo que não fiquei muito surpreendido quando isso aconteceu», sublinhou.

João Capela salientou ainda que se o comportamento dos jogadores for idêntico «ao dos outros jogos» estão reunidas as «condições para um grande espetáculo, que seja a promoção do futebol» e que, no final, o que seja relembrado seja a sua prestação.

«A Taça da Liga e a competição que se tenta promover só tem de estar satisfeita por estar na final duas das melhores equipas que neste momento praticam futebol no nosso campeonato», disse.

Como assistentes, João Capela vai ter os jovens Gonçalo Fino (Leiria) e Cátia Leitão (Braga), de 17 anos.

O jogo entre o Braga, quarto classificado da I Liga, e o FC Porto, segundo da tabela, disputa-se no Estádio Cidade de Coimbra a partir das 19h45.