O "clássico" entre Sporting e FC Porto, a disputar no domingo em Alvalade, é o "prato forte" no arranque da terceira fase da Taça da Liga em futebol, com “leões” e “dragões” integrados no grupo B.

A má classificação na última época, como sétimo classificado, tirou ao Sporting a possibilidade de entrar como cabeça de série para esta fase decisiva, na qual entram os “grandes”, e colocou a equipa no grupo do tricampeão português.

A Taça da Liga, que vai na sua sétima edição, nunca esteve nas “mãos” dos dois clubes, com um histórico dominado por Benfica (quatro troféus) e conquistas também de Vitória  de Setúbal (uma taça) e Sporting de Braga (uma).

A fase que se inicia agora determinará os semifinalistas, que sairão dos vencedores de cada um dos quatro grupos e que poderá ditar nas “meias”, em abril, um Sporting ou FC Porto frente ao Benfica, que se encontra no grupo D.

Os “encarnados” entram em campo na segunda-feira, naquele que teoricamente pode ser o jogo mais difícil nesta fase, com uma visita ao Nacional, equipa treinada por Manuel Machado e que é sexta classificada no campeonato.

No grupo B, deverão ser Sporting e FC Porto a discutir o primeiro lugar, com reduzidas hipóteses para Marítimo e Penafiel, que nesta primeira ronda se defrontam, igualmente no domingo, no Estádio dos Barreiros.

O Paços de Ferreira, devido ao terceiro lugar na última época, é o cabeça de série no grupo A, teoricamente o mais fraco e no qual se encontram também o Rio Ave, o Vitória  de Setúbal e o Sporting da Covilhã (da II Liga).

O grupo arranca com a receção no domingo do Rio Ave ao Paços, enquanto o Vitória  de Setúbal-Paços de Ferreira está agendado para 08 de janeiro.

O detentor do troféu, o Sporting de Braga, surge no grupo C, com Estoril, Belenenses e Beira-Mar.

Os bracarenses começam a caminhada na defesa do troféu no domingo com uma visita ao Estoril, os principais candidatos a vencerem o grupo, enquanto, na segunda-feira, jogam Belenenses e Beira-Mar, no Estádio do Restelo.

O Benfica, que conseguiu quatro finais vitoriosas consecutivas – uma com Quique Flores e três com Jorge Jesus –, terá no Nacional o principal adversário, com Gil Vicente e Leixões, que entram em campo nesta jornada apenas a 8 de janeiro, em segundo plano.

Esta competição, a mais recente do futebol português, tem sido encarada, sobretudo pelo FC Porto, com menor importância, embora os "dragões" tenham sido finalistas vencidos na última temporada (com o Braga) e em 2009/10 (com o Benfica).

O Sporting esteve nas duas primeiras finais (2007/08), a primeira derrotado nas grandes penalidades pelo Vitória  de Setúbal, e a segunda pelo Benfica (2008/09), também nos penáltis e com queixas da arbitragem.