Sporting e FC Porto defrontam-se no domingo pela segunda vez esta temporada, agora para a Taça da Liga de futebol, com os “leões” a quererem “vingar” a derrota sofrida no Estádio do Dragão, por 3-1, no campeonato.

Agora, no Estádio José Alvalade, os “leões” vão entrar em campo “feridos” pelo empate caseiro (0-0) perante o Nacional, um resultado que fez o Sporting perder a liderança isolada da I Liga e que deixou o clube lisboeta em “guerra aberta” contra a arbitragem e também contra Benfica e FC Porto.

Com a prematura eliminação na quarta eliminatória da Taça de Portugal perante os “encarnados” e sem participação nas competições europeias, a formação de Leonardo Jardim está obrigada a fazer boa figura na Taça da Liga, tendo que, para isso, deixar já pelo caminho FC Porto, e também Marítimo e o secundário Penafiel, para conquistar o Grupo B e garantir um lugar nas “meias”.

Contudo, os “leões” não vencem os rivais portistas em Alvalade há quase quatro anos (28 de fevereiro de 2010) e voltam a ter o avançado colombiano Fredy Montero a atravessar nova “seca” de golos, depois de ter ficado em branco nos últimos dois jogos.

No primeiro confronto desta época, o FC Porto bateu o Sporting por 3-1, a 27 de outubro, com golos de Josué, Danilo e Lucho Gonzalez, enquanto William Carvalho, uma das sensações da temporada, fez o tento do Sporting.

Depois deste triunfo sobre os “leões”, o FC Porto passou por uma fase "tremida", que resultou na perda da liderança do campeonato e também na eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, um dos grandes objetivos da temporada.

Mesmo assim, a vida do técnico Paulo Fonseca no comando dos “dragões” parece ter ganho novo fôlego, com duas vitórias consecutivas no campeonato, perante Rio Ave e Olhanense, que fez os portistas regressarem ao primeiro lugar, em igualdade com Sporting e Benfica.

Para isso, é preciso destacar o aparecimento do médio brasileiro Carlos Eduardo, que veio dar nova vida ao meio-campo portista, e para a introdução de mais um extremo no “onze” titular, o que resultou na exclusão de Josué para o banco de suplentes.

Apesar de ter sido finalista vencido da Taça da Liga na última temporada, o FC Porto quase sempre desvalorizou a competição, tendo no passado aproveitado para rodar alguns dos jogadores menos utilizados do plantel e, em alguns casos, até juniores.

O encontro, que marca o arranque da terceira fase da prova, a segunda de grupos, está agendado para as 20h45.