A PSP rejeitou hoje a possibilidade de os adeptos do FC Porto retaliarem no jogo de domingo com o Sporting aos desacatos provocados por um grupo de “casuals” no último encontro de futebol entre os dois clubes.

«Não estou à espera de qualquer retaliação», disse o subintendente Pedro Pinho, responsável pelo policiamento do jogo da primeira jornada do grupo B da terceira fase da Taça da Liga, no estádio José Alvalade, em Lisboa, com início às 20h45 horas.

Em conferência de imprensa realizada na sede da 3.ª Divisão da PSP de Lisboa, o responsável policial assinalou que apesar de os “casuals serem um fenómeno mediático recente” já estão há vários anos referenciados pelas forças de segurança e “continuarão a ser acompanhados com o máximo cuidado”.

Há dois meses, a 27 de outubro, a PSP do Porto identificou cerca de 100 pessoas que provocaram desacatos e forçaram a entrada no estádio do Dragão, antes da partida entre o FC Porto e o Sporting, da oitava jornada do campeonato, que os portuenses venceram por 3-1.

O grupo, que se envolveu em agressões com adeptos do FC Porto, estava vestido de negro e não tinha qualquer identificação clubística, mas os seus membros foram posteriormente identificados como apoiantes do Sporting.

Sem precisar o número de efetivos destacados para garantir a segurança do encontro, Pedro Pinho observou que será igual ao que foi designado para a última receção do Sporting ao FC Porto, ou seja, «adequado e dentro do rácio que a lei define».

Em comunicado, a PSP disse esperar lotação máxima para um jogo considerado de risco elevado, adiantando que iniciará o policiamento às 17h30, apesar de a hora oficial para a abertura ao público das portas do estádio José Alvalade ser às 18h45.

Pedro Pinho explicou que o grupo de adeptos organizados do FC Porto será acompanhado pela PSP de Lisboa desde Alverca até às imediações do estádio do Sporting, a fim de percorrerem o menor trajeto possível a pé.