FC Porto  e Sporting precisam mais do que vencer para chegar às meias-finais da Taça da Liga em futebol, com as duas equipas empatadas no Grupo B e no qual os golos podem fazer a diferença.

Se terminarem com os mesmos pontos após a terceira jornada, vai ser esse o segundo critério que vai determinar qual dos dois recebe nas meias-finais o Benfica, que já garantiu a vitória no seu agrupamento.

Nesta terceira e última jornada da terceira fase “dragões” e “leões” têm quatro pontos, com vantagem para os primeiros, com uma maior diferença entre golos marcados e sofridos (4-0, contra 3-0 do rival).

Subsistindo um empate vai ganhar o que tiver mais golos marcados e se ainda assim se mantiver uma igualdade, vai ser então a equipa com média etária mais baixa nos três jogos  (nos dois primeiros são os "leões").

No sábado, o FC Porto  recebe o Marítimo – que o Sporting venceu em casa por 3-0 -, enquanto a equipa de Leonardo Jardim visita o Penafiel, que os tricampeões nacionais venceram no Estádio do Dragão por 4-0.

O Benfica entra nesta última jornada com o apuramento definido (triunfos sobre o Nacional e o Leixões) e a ronda serve apenas para cumprir calendário no grupo D, no qual Leixões e Nacional também se defrontam.

Com o relvado da Luz em “obras”, a equipa “encarnada” vai disputar no sábado o último jogo do grupo no Estádio do Restelo, onde Jorge Jesus deverá aproveitar para fazer mexidas e rodar alguns dos menos utilizados.

Em todo o caso, os regulamentos da competição preveem que a equipa tenha de fazer participar pelo menos cinco jogadores que tenham constado na ficha técnica (efetivos ou suplentes) em um dos dois jogos  oficiais imediatamente anteriores.

No apuramento dos restantes semifinalistas, Sporting de Braga e Belenenses lutam por uma vaga no Grupo C, com os minhotos (seis pontos) a precisarem apenas de um empate na receção aos “azuis” (quatro pontos).

Já Beira-Mar e Estoril, que se defrontam em Aveiro, vão ter apenas de cumprir calendário.

No Grupo A, Rio Ave (quatro pontos), Vitória de Setúbal (quatro) e Paços de Ferreira (três) ainda têm hipóteses de apuramento – o vencedor vai receber nas meias-finais Sporting de Braga ou Belenenses -, com os vila-condenses e sadinos apenas dependentes de si.

Já o Paços de Ferreira teria de vencer na receção ao Vitória de Setúbal e esperar que o Rio Ave não vença na visita à Covilhã.