O FC Porto venceu, este sábado, o Marítimo por 3-2, em jogo da terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga, que se disputou no Estádio do Dragão, apurando-se para a fase seguinte da prova numa partida imprópria para cardíacos. O golo da vitória portista surgiu em tempo de descontos na conversão de uma grande penalidade apontada por Josué. FC Porto e Sporting terminam a fase de grupos com os mesmos sete pontos, mas os azuis e brancos conseguiram vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos.
O dia de hoje ficou ainda marcado pela saída inesperada do argentino Lucho González. O jogador estava convocado por Paulo Fonseca para este jogo, mas terá saído do lote dos escolhidos para viajar para o Qatar onde vai assinar contrato com um emblema local. O médio vai assinar um contrato a troco de 4,5 milhões de euros.
Desta forma, o jogador eleito para colmatar a saída de "Em Comandante" foi o belga Steven Defour, que atuou ao lado de Fernando e Carlos Eduardo. Quanto ao Marítimo, Pedro Martins poupou muitos jogadores que são habitualmente titulares, mesmo assim a formação madeirense exibiu-se ao mais alto nível.
Nos primeiros minutos de jogo no Estádio do Dragão, o Marítimo de Pedro Martins esteve muito ativo no jogo, pressionando e dificultando o futebol dos Dragões.
Aos 19 minutos, Jackson Martínez aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes Wellington para marcar o primeiro golo, após remate de Ricardo Quaresma à entrada da área. Contudo, dois minutos depois, Fidélis rematou rasteiro para boa defesa de Fabiano, mas, na recarga, surgiu João Diogo a encostar para o empate.
Num ataque rápido dos madeirenses, com Danilo Dias a fugir pela direita e a cruzar para o segundo poste, apareceu Artur sem marcação e a rematar cruzado para o segundo da partida. Aos 33 minutos, os adeptos no Dragão - cerca de 20 mil - manifestaram o seu desagrado pela exibição da formação comandada por Paulo Fonseca.
A poucos minutos do intervalo, o treinador portista foi forçado a substituir Fernando por Josué. O médio brasileiro lesionou-se sozinho, queixando de um pé.
Ao intervalo, o Sporting e o Penafiel estavam empatados a um golo e o FC Porto perdia por 2-1. Vantagem pontual para os Leões na altura.
No segundo tempo, aos 56 minutos, um lance polémico na área do FC Porto. Quaresma cruzou e Welligton segurou à primeira e largou à segunda. Quando Carlos Eduardo se preparava para rematar foi empurrado por Igor. O árbitro Manuel Mota assinalou "bola ao ar" na pequena área dos insulares.
Aos 67', Jackson Martínez enviou uma bola à trave após livre marcado por Josué, numa altura em que os Dragões arriscavam muito mais nesta segunda parte. Por volta do minuto 80, o Marítimo teve duas boas ocasiões para dilatar o marcador. No primeiro lance, a bola saiu rente ao poste e na segunda oportunidade Fabiano negou.
A poucos minutos para o final do encontro no Dragão, Carlos Eduardo fez o golo do empate para o FC Porto, mas os Dragões precisavam de mais um golo para se qualificar. Algo que não aconteceu.
Já em tempo de descontos, Ghilas ganhou a posição à defesa madeirense e quando se preparava para rematar foi derrubado por Igor. O árbitro assinalou grande penalidade, convertida com sucesso por Josué para o delírio no Dragão e muita contestação por parte da equipa madeirense.
No outro desafio, o Sporting venceu em Penafiel por 1-3, mas o triunfo na cidade do Porto eliminou o Sporting da Taça da Liga já nos balneários pela diferença entre golos marcados e sofridos.
Os jogos das meias-finais estão agendados para o dia 12 de fevereiro. Sendo que haverá um clássico entre FC Porto e Benfica. O SC Braga, atual detentor do troféu, aguarda adversário, que será conhecido amanhã.