O processo de inquérito sobre o atraso do FC Porto no encontro com o Marítimo, da Taça da Liga, já deu entrada no Conselho de Disciplina, disse esta quarta-feira fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que a próxima reunião do Conselho de Disciplina da FPF está marcada para 11 de fevereiro.
A Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga de clubes considerou que o FC Porto atrasou dolosamente o jogo com o Marítimo, com base nas declarações dos delegados ao encontro da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
De acordo com a instrução, a que a agência Lusa teve acesso, a CII da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) explica que os “dragões” impediram o início do jogo à hora marcada, na sequência da prova testemunhal dos delegados ao encontro disputado a 25 de janeiro e na ausência de declaração do “capitão” do FC Porto.
Em causa está, ainda de acordo com o relatório da CII, a infração dos números 1 e 2 do Artigo 116.º do Regulamento Disciplinar [referentes ao atraso do início dos jogos], que é punível com derrota e acessoriamente com uma multa, assim como a transgressão do Artigo 118.º [acerca de inobservância qualificada de outros deveres], cuja pena pode levar à interdição do recinto entre um e três jogos.
Perante estas conclusões do processo disciplinar, a decisão será agora tomada pelo CD da FPF, cuja decisão é passível de recurso para o Conselho de Justiça do mesmo organismo.
Na sexta-feira, a LPFP anunciou o adiamento do jogo das meias-finais do Benfica na Taça da Liga, por decorrer o processo disciplinar sobre o encontro entre FC Porto e Marítimo da fase de grupos.
Na origem do adiamento esteve a instauração de um processo disciplinar pela CII contra o FC Porto, por não estar homologado o resultado do jogo dos “dragões” com os insulares.
Em causa está o atraso de cerca de três minutos do jogo FC Porto e Marítimo, que os “dragões” venceram por 3-2, com uma grande penalidade no período de compensação (90+4), que garantiu o apuramento dos “azuis e brancos” para as meias-finais, em detrimento do Sporting, segundo classificado do grupo, em igualdade pontual, mas com menos golos marcados.
O Sporting queixou-se de que o jogo entre os portuenses e os insulares começou cerca de três minutos mais tarde do que o previsto, enquanto o encontro em que os “leões” venceram o Penafiel, por 3-1, teve início à hora marcada.