A Comissão de Instrução Inquérito da Liga concluiu que o FC Porto atrasou, de forma propositada, o início do jogo com o Marítimo, da última jornada da Taça da Liga. Os Dragões venceram os madeirenses por 3-2, com um golo de Josué, de grande penalidade, aos 95 minutos, já depois do fim do encontro entre o Sporting e o Penafiel, do mesmo grupo.

Este golo colocou os Dragões nas meias-finais da prova, por ter marcado mais golos que o Sporting.

Os Leões contestaram o encontro, alegando que o FC Porto atrasou o início do jogo de forma propositada, para ganhar vantagem em relação ao Sporting. A Comissão de Instrução e Inquérito da Liga investigou o caso e, de acordo com a SIC Notícias, concluiu que o atraso do FC Porto foi intencional, o que viola o artigo 116 dos regulamentos. Uma equipa que atrase um jogo de forma intencional é punida com derrota, segundo os regulamentos da prova.

As conclusões deste processo foram enviados para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que agora vai analisar o caso e tomar uma decisão. A posição da Liga aponta para a derrota dos Dragões e caso seja confirmado pela FPF, o Sporting irá receber o Benfica nas meias-finais da Taça da Liga. Os Dragões podem recorrer da decisão.